Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carolina Dieckmann já perdeu trabalhos por motivo inusitado: 'É um preconceito'

Famosa por papeis marcantes na teledramaturgia brasileira, a atriz Carolina Dieckmann revelou que já perdeu oportunidades por conta de estereótipo

29 abr 2025 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários
Ser bonita nem sempre foi uma vantagem para Carolina Dieckmann
Ser bonita nem sempre foi uma vantagem para Carolina Dieckmann
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Ser loira dos olhos azuis, branca e magra também pode virar um estereótipo. Isso é o que pensa CarolinaDieckmann, 46, que recentemente revelou que já perdeu a chance de interpretar personagens por ter "cara de rica" e destaca que essa impressão também é uma forma de preconceito. 

No início de sua carreira, ser bonita lhe abriu portas e trouxe vantagens, mas também representou desvantagens para Dieckmann em certos momentos. "Já perdi papéis. Tem uma história ótima de um teste que eu ia fazer para uma personagem que seria uma cozinheira da comunidade, mas o autor falou: 'não, não tem cara' [de cozinheira]", disse ela em entrevista ao Conversa Vai, Conversa Vem, videocast do O Globo. 

Nesta ocasião, Carolina se esforçou para mudar sua aparência e tentar garantir o trabalho, mas a tentativa foi em vão. "Eu pintei o cabelo de castanho, coloquei uma lente, botei um aplique, tentei ir para algum estereótipo para fazer outro, mas ele falou 'não', relembrou a artista. "Por que não tenho cara de cozinheira de comunidade? Por que não pode ter uma pessoa como eu na comunidade? Então, sim, já me fechou portas ser 'bonita demais'"

Os motivos pelos quais uma atriz perde um papel variam e são inúmeros. Em outro caso, Dieckmann foi recusada por ser "muito colorida". "Recentemente, teve outro papel, que não posso falar, mas era isso... [Falaram]: 'você é colorida demais, a gente quer uma pessoa menos colorida'. Falei: 'não tem nada que a gente possa fazer?' Disseram: 'Não, porque aí complica, você é muito colorida'"

Ela concluiu dizendo que esses estereótipos podem acabar em algum tipo de preconceito: "Então, sim, beleza fecha portas e abre outras. Mas é muito preconceituoso ter cara de rica. Olhar para mim e falar: 'ela tem cara de rica'. O que quer dizer com isso? Que rico tem que ser loiro de olho azul, ter nariz arrebitado?", argumentou e disparou: "Nesse mundo que a gente está vivendo, onde tudo é visto e são muitos preconceitos, isso também é um preconceito."

Carolina Dieckmann, nascida em 16 de setembro de 1978 no Rio de Janeiro, é uma atriz brasileira com carreira destacada na televisão desde os anos 1990. Ficou nacionalmente conhecida por papéis marcantes em novelas como Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Senhora do Destino e Fina Estampa. Também atuou no cinema e no teatro. É lembrada pela atuação intensa e por engajar-se em causas sociais, como o combate ao câncer infantil.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por carolina dieckmmann (@loracarola)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade