Abatida, Antônia Fontenelle vai à missa de 7º dia de Marcos Paulo
- Marcus Pinto
- Direto do Rio de Janeiro
Antônia Fontenelle foi à missa de sétimo dia do marido, o ator e diretor Marcos Paulo, que morreu no último dia 11 vítima de embolia pulmonar. A cerimônica aconteceu na noite desta segunda-feira (19), na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro.
De preto e abatida, a atriz falou com a imprensa antes de entrar na igreja. "Ele sempre foi um homem de caráter e um anjo que passou em minha vida", emocionou-se.
O ator Stenio Garcia também falou sobre o amigo e revelou que vai plantar um jambo em homenagem a Marcos Paulo. "É muita saudade de falar com ele sobre as coisas boas da vida e de tomar um bom vinho".
A atriz Íris Bruzzi contou que está sendo um momento difícil. "O pai dele (Vicente Sesso) é padrinho do meu filho", contou. Também compareceram à cerimônia as atrizes Susana Vieira, Letícia Birkheuer, Sheron Menezzes, a cantora Rosemary, o autor Manoel Carlos, entre outros.
A cerimônia terminou por volta das 20h. "Todo mundo se reuniu para pedir que ele tenha paz e luz e tenho certeza que ele terá" disse a viúva, emocionada, após a missa Uma mensagem de Giulia, filha do diretor com a atriz Flávia Alessandra, foi lida. O texto dizia que Marcos Paulo "foi o melhor pai do mundo, atencioso, carinhoso e compreensivo. E que tem certeza que ele está em um lugar especial, com pessoas especiais". Ela encerrou a mensagem dizendo "eu te amo" em alemão, hábito que os dois tinham.
Mariana, filha do diretor com a atriz Renata Sorrah, também escreveu uma mensagem contando um pouco da história do pai, da infância difícil que ele viveu e de sua paixão pelo pai adotivo e por cachorros.
A fã Márcia Maria dos Santos veio de Guarulhos (SP) especialmente para a missa em homenagem a Marcos Paulo. Ela disse que sempre acompanhou a trajetória dele como ator, diretor e depois como cineasta. "Para ajudá-lo na recuperação, eu mandei de presente um relógio em formato de uma moto, uma de suas paixões. Carinhosamente ele me mandou uma foto autografada agradecendo pelo relógio e me disse que faria parte de sua coleção", contou.
A atriz Giulia Gam, que trabalhou com Marcos Paulo na minissérie O Primo Basílio, depois na novela Fera Ferida e, mais recentemente, no filme Assalto ao Banco Central, disse que sentiu muito a perda do diretor. Embora não fosse amiga intima, Giulia elogiou o caráter de Marcos Paulo e disse que durante as filmagens de seu primeiro longa metragem ele estava radiante. "Logo depois ele descobriu que estava doente e ainda assim teve forças para montar o filme e nunca desanimou" disse. Giulia Gam elogiou as palavras de conforto do Padre Jorjão, que celebrou a missa de sétimo dia na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio.
Quem também esteve presente foi o autor Manoel Carlos, que disse ter conhecido Marcos Paulo ainda garoto. "Um amigo muito querido que trabalhou muito e era muito generoso". Quem também compareceu à missa foi o autor de novela Gilbeto Braga. Muito emocionado, saiu antes da celebração terminar.