'A gente sabe muito bem o que é feminismo', diz Kéfera para convidado no 'Encontro'
Youtuber debateu igualdade entre sexos e lugar de fala
O Encontro com Fátima Bernardes recebeu a atriz e youtuber Kéfera Buchmann e a escritora Heloísa Buarque de Hollanda para debater feminismo no programa desta quinta-feira, 13. No entanto, Kéfera acabou se envolvendo em uma discussão com um convidado da plateia.
A apresentadora Fátima Bernardes introduziu o convidado Wallace, que contou sua percepção acerca do feminismo: "Por exemplo, eu estava fazendo uma peça em uma faculdade. Eu simplesmente toquei em uma feminista e perguntei 'onde fica o banheiro?'. Ela olhou pra mim, me encarou, parecia que seria uma cena da novela Beijo do Vampiro. Não podia falar nada com ela, entendeu?".
Nesse momento, Kéfera entra na discussão e diz: "Wallace, o que você está fazendo é 'mansplaining', que é o homem explicar o feminismo pra mulher. Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário". O jovem tenta se explicar e Kéfera complementa: "Agora você está 'manterrupting', que é quando você tenta interromper uma mulher explicando o feminismo. Wallace, entenda, não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, você não tem que ensinar pra gente". Wallace, então, justificou: "Em nenhum momento eu estou ensinando".
Para complementar e encerrar o assunto, Fátima ponderou: "É importante ele falar, porque muitas pessoas pensam assim, que o feminismo é viável apenas no papel. A gente precisa falar mais sobre isso, porque quando a gente fala em feminismo e ela fala em igualdade de direitos, é em vários aspectos. É nas oportunidades, na questão do salário, na questão do respeito às nossas posições".
O assunto também rendeu nas redes sociais, o que motivou Kéfera a se pronunciar sobre as acusações de grosseria com o convidado. Veja:
Eis que Heloísa Buarque de Hollanda pós Encontro com Fátima Bernardes me olha e diz "vamos oficializar que agora você é minha neta?" E eu topei. Agora eu tenho uma vó feminista e aos que acharam que o que eu respondi ao moço da platéia foi grosseria, não foi. pic.twitter.com/cJWH0JIGnK
— KÉFERA (@Kefera) 13 de dezembro de 2018
Foi posicionamento perante MAIS UMA VEZ homem querendo explicar feminismo pra nós mulheres. E faz séculos que são os homens que vem nos "ensinando" sobre tudo e a gente já abaixou a cabeça por muito tempo. Engolimos todo o machismo e o patriarcado.
— KÉFERA (@Kefera) 13 de dezembro de 2018
Não mais. Homem ensinar feminismo não é lugar de fala , acho que tá na hora de ouvir a gente um pouquinho pra poder somar ao invés de argumentar e querer ir contra.
— KÉFERA (@Kefera) 13 de dezembro de 2018