A chave para acalmar uma pessoa irritada em menos de dois minutos, segundo um especialista em resolução de conflitos
Podemos usar essa técnica no trabalho, com nosso parceiro, família ou amigos, pois, segundo o mediador, ela é útil em qualquer área de nossas vidas.
Você sabia que é possível acalmar alguém furioso em menos de dois minutos? A técnica, desenvolvida pelo advogado e mediador norte-americano Douglas E. Noll, promete transformar discussões explosivas - tais como as que acontecem em "A Fazenda" - em conversas equilibradas - seja no trabalho, com o parceiro, familiares ou amigos.
Autor do livro "Desescalar: Como acalmar uma pessoa furiosa em menos de 90 segundos", Noll é referência em mediação de conflitos e já atuou em lugares tão distintos quanto o Congresso dos Estados Unidos e prisões de segurança máxima. Segundo ele, a chave está em usar as emoções, não a lógica, para lidar com o outro.
"Não se pode resolver um problema emocional com racionalidade. É preciso usar ferramentas emocionais para resolver problemas emocionais", explica o especialista.
Ignorar as palavras e ler as emoções
A neurociência mostra que o cérebro reage emocionalmente antes mesmo de a razão entrar em cena. Pesquisadores como Antonio Damásio já apontaram que nossas decisões são guiadas por respostas emocionais profundas, chamadas de "marcadores somáticos". Isso significa que, diante da raiva, o cérebro aciona padrões aprendidos na infância - reações automáticas e inconscientes.
Por isso, Noll defende que, diante de alguém irritado, o primeiro passo é ignorar as palavras ofensivas e prestar atenção nas emoções por trás delas.
A técnica dos três passos para acalmar alguém
O método proposto pelo especialista é simples, mas poderoso:
- Ignore o conteúdo verbal - não se...
Matérias relacionadas