2 eventos ao vivo

Como surgiu o primeiro easter-egg escondido em um game?

Quem assistiu ao filme Jogador Nº 1 já tem a melhor pista de todos sobre o tema.

15 mai 2018
11h12
atualizado às 11h18
  • separator
  • comentários

Pautado por easter-eggs ― seja na busca de Wade, seja em todas as referências à cultura pop que ele traz ― o filme Jogador Nº 1 tem um toque de lúdico que nos convida a participar da história muito mais do que como meros espectadores.

No final do segundo ato do filme – acredito que lá pelos 90 min. – Art3mis (Olivia Cooke) descobre que a IOI está prestes a conquistar a terceira chave e ganhar a competição jogando Adventure, um game do Atari 2600. No decorrer da história, os personagens percebem que o desafio não era vencer o jogo, mas encontrar o easter-egg nele escondido.

Numa sucessão de conclusões de várias fontes – tanto de Parzival (Tye Sheridan) quanto de uma simpática ruiva que recebe muito destaque e nenhum nome – o espectador é informado que o primeiro easter egg da história dos games foi colocado no jogo Adventure e criado pelo desenvolvedor Warren Robinett.

(Confira 80 referências e easter-eggs que descobrimos em Jogador Nº 1)

Easter-eggs de Anorak atormentam Parzival em 'Jogador Nº 1'
Easter-eggs de Anorak atormentam Parzival em 'Jogador Nº 1'
Foto: Warner / Reprodução

MAS, AFINAL, O QUE É UM EASTER-EGG?

A essa altura, se você viu Jogador Nº 1 sem saber o que é um easter-egg, talvez não tenha entendido muito bem o filme. Mas pode deixar que eu explico.

Quando pensamos em tecnologia ou narrativas, easter-egg – ou ovo de páscoa, em português – são elementos escondidos de propósito pelo desenvolvedor, produtor e/ou criador da mídia em questão. Podem ser piadas internas, mensagens ou imagens escondidas ou uma função secreta do software, jogo, DVD, Blu-ray etc.

O nome remete à ideia da busca aos ovos de páscoa, bastante comum entre as famílias com crianças pequenas. Quando eu era pequena, por exemplo, minha mãe costumava esconder a cesta de chocolates em algum lugar e deixava uma trilha com pistas para que eu a achasse.

Por se tratar de uma piada, os easter-eggs são um complemento, um bônus, e não uma parte essencial do produto. Se você encontrar, ótimo, mas se não, está tudo bem.

Por exemplo, no filme Jogador Nº 1 você não precisa reconhecer TODOS os personagens que aparecem para entender a história. Uma coisa é independente da outra. Por isso, não se sinta frustrado se você “não pegou todas as referências”, como dizem por aí. Aproveite a experiência.

Warren Robinett, o pioneiro nessa história de easter-eggs
Warren Robinett, o pioneiro nessa história de easter-eggs
Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

COMO SURGIRAM OS EASTER-EGGS?

Nos anos 1970, quando o desenvolvedor Warren Robinett levou o projeto do seu jogo, uma adaptação de Colossal Cave Adventure, para o seu patrão, ele foi impedido de dar continuidade ao projeto. Mesmo assim, ele continuou trabalhando em Adventure em segredo e conseguiu lançá-lo em 1979.

O problema é que, na época, não se creditavam os desenvolvedores de games, apenas as publishers. Foi então que Warren, inspirado pelos segredos escondidos nas músicas do Beatles tocadas de trás pra frente, decidiu deixar a sua marca através de um easter-egg.

Assim, ele largou um hidden pixel no jogo que, se levado até a tela, abria uma porta secreta que revelava a frase “Created by Warren Robinett”.

Veja como achá-lo:

Adventure foi o sétimo jogo mais vendido do Atari 2600, mas, além de não dar créditos, a empresa também não pagava comissões aos desenvolvedores. Warren não viu um centavo sequer das 1.000.000 de cópias vendidas – recebeu apenas os $ 22 mil pagos como desenvolvedor.

Apesar de ter sido o primeiro easter-egg a ser descoberto – um rapaz de 15 anos informou a Atari através de uma carta explicativa sobre como revelar o easter-egg ―, Adventure não é o jogo portador da primeira mensagem escondida já criada. Recentemente foi descoberto que, após uma combinação de botões, o jogo Starship 1, lançado em 1977, revela a frase “Hi Ron!” antes do jogo começar.

De qualquer forma, o easter egg de Adventure marcou a história dos games e das demais mídias. Depois de descobrir o segredinho muito bem guardado de Warren, Steve Wright, um dos gerentes da Atari e incentivador da brincadeira nos jogos, cunhou o termo easter-egg usado até hoje.

[Parceria Coisas que Aprendi com Séries]

 

Geek

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade