Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gabriel Sanches fala sobre a complexidade de Breno em Dona de Mim: 'Paternidade'

Ator Gabriel Sanches comenta conflitos profissionais, paternidade, disputas e a relevância social da trama da novela das 19h da TV Globo

9 dez 2025 - 16h03
Compartilhar
Exibir comentários

Gabriel Sanches segue se destacando em Dona de Mim, atual novela das 19h da TV Globo. Intérprete de Breno, diretor de marketing da Boaz, o ator dá vida a um personagem marcado por contradições, conflitos internos e relações que desafiam suas certezas, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Gabriel Sanches fala sobre a complexidade de Breno em Dona de Mim 'Uma montanha russa!'
Gabriel Sanches fala sobre a complexidade de Breno em Dona de Mim 'Uma montanha russa!'
Foto: Crédito fotográfico: Luisa Worcman / Contigo

Um personagem humano e cheio de camadas

Para Gabriel, o ponto de partida da construção de Breno foi enxergá-lo como alguém real, inserido na complexidade da vida cotidiana. "O meu pensamento é entender o personagem com alguém que poderia estar entre nós. Ou seja, ele está inserido no que entendemos por humanidade. Com isso, há complexidade e lastro para a personalidade dele".

O ator explica que o entendimento profundo do personagem foi acontecendo aos poucos, conforme os capítulos iam chegando. "À medida que os capítulos foram chegando é que fui entendendo toda essa complexidade do Breno".

Ele relembra a transformação vivida pelo personagem desde o início da trama: "Ele começou a novela dizendo ter pavor de criança, sem saber cuidar da própria samambaia. Atualmente ele topou embarcar na aventura da paternidade e tem uma samambaia lindíssima com nome e sobrenome, Brigida Baltar".

Conflitos no trabalho e busca por perfeição

No ambiente profissional, Breno vive um embate constante entre desejo e frustração. Segundo Gabriel, a competitividade e o perfeccionismo do personagem dialogam com questões muito humanas. "Ele implica com a concorrência que surge no marketing e estilo da Boaz, mas não é à toa, ele tem desejo de produzir as próprias ideias lá dentro, mas o ambiente é tradicional, conservador."

O ator conta que chegou a pesquisar sobre o tema para dar mais profundidade ao papel: "Recentemente li sobre o perfeccionismo como uma forte característica de muitos homens gays. Fui ler e entender mais sobre isso. O Breno carrega consigo essa luta por acertar sempre. Mas como qualquer humano, ele está passível ao erro. E ele erra muito, mesmo tentando acertar."

Relação com Caco e a paternidade dos gêmeos

Um dos arcos mais comentados da novela envolve o relacionamento de Breno com Caco e a construção da paternidade dos gêmeos. Para Gabriel, trata-se de uma trama que poderia ir ainda mais longe. "Eu acho na verdade que essa trama poderia ter ainda mais espaço, mas justamente por ser um tema entendido como 'sensível', percebo que vai sendo explorado aos poucos, quase como em pequenos testes."

Ele acredita que a boa recepção do público tem ampliado esse espaço: "Eu percebo que tem funcionado e que por isso a trama vai ganhando cada vez mais espaço. E que assim seja! Tramas ditas sensíveis estão dessensibilizando e isso é muito importante!"

O ator ainda celebrou representatividade recente em outras produções: "Veja o caso da novela 'Três Graças' com a personagem Viviane tendo destaque e relevância! Estou adorando acompanhar. Poxa, a primeira cena com personagens no capítulo de estreia, tinha lá a Viviane brilhando! Celebrei muito esse fato. Gabi Lorran voando muito".

Breno e Leona

A chegada de Leona à fábrica mexe profundamente com Breno, criando um conflito que mistura inveja, admiração e desejo de mudança. "Ela é livre, desimpedida, namora quem quer, corre atrás dos sonhos, tem a sorte ao seu lado. Ele enxerga dessa forma e por isso fica tão incomodado"

Para Gabriel, a relação entre os dois personagens é de troca mútua: "Ela representa uma ação que inspira o Breno, fazer seu trabalho ser representação dos seus sonhos e desejos. Ela tem algo que o Breno quer muito: liberdade para ser e fazer. Ele tem algo que a Leona precisa: oportunidade".

Sobre os rumos da trama, o ator prefere o mistério: "Se eles se juntassem talvez o mundo ficasse pequeno, seria uma sensação! Mas, sabe como é, novela é conflito, tem trama. Então pode ser que eles aprendam muito um com o outro nesse conflito todo. Quem sabe lá na frente sejam parceiros. Eu não faço ideia do que vai acontecer ainda".

Arte como reflexão sobre a vida

Gabriel também falou sobre a relevância social de Dona de Mim e fez paralelos entre televisão, teatro e outras formas de expressão artística. "Pensar a arte é estudo de milênios, pra gente entender a relevância e grandeza disso na humanidade", revelou.

Ele destacou o papel da arte como espelho da vida:"A arte é a vida sendo reflexo de si, uma forma de nós pensarmos a nós mesmos como seres, como indivíduos, como cultura, como coletivo, como sociedade."

Para o ator, o ofício vai muito além do ego: "É muito importante de se pensar enquanto artista, saber que o nosso ofício está além de nossa existência, de nosso ego, de nosso desejo. Somos parte disso tudo".

O que vem por aí para Breno?

Sem entregar grandes spoilers, Gabriel garante que o público ainda vai descobrir muito mais sobre o personagem."Vou dar um pseudo spoiler, ainda vamos ter a oportunidade de entender muito mais sobre essa personalidade tão interessante e complexa através de sua história também. Vem aí".

ACOMPANHE O INSTAGRAM DA CONTIGO! E FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS FAMOSOS:

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por CONTIGO! (@tocontigo)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade