Estas são as 36 perguntas que duas pessoas devem fazer uma à outra para se apaixonarem em menos de uma hora
Na década de 1990, dois psicólogos americanos criaram um questionário que tinha como objetivo fazer com que as duas pessoas que respondessem às perguntas se apaixonassem
Depois do último Dia dos Namorados, celebrado em junho no Brasil, vieram a público dados de uma pesquisa realizada em 2023 pela empresa de estudos de mercado Ipsos, que analisou a vida amorosa no Peru.
O levantamento mostrou que 83% dos peruanos afirmaram se sentir amados em seus relacionamentos, um índice elevado que sugere que a maioria das pessoas consegue reconhecer o afeto e o cuidado demonstrados por seus parceiros.
Apesar do resultado positivo, o estudo não se aprofundou em um momento específico das relações: a fase do apaixonar-se. Marcado por sensações como ansiedade, euforia e impulsividade, esse estágio costuma ser visto como imprevisível, já que ninguém sabe exatamente quando - ou por quem - vai se apaixonar.
Ainda assim, nos anos 1990, dois psicólogos norte-americanos desafiaram essa ideia ao desenvolver um questionário que prometia estimular a criação de vínculos emocionais intensos entre duas pessoas.
Um questionário para se apaixonar
A proposta por trás do experimento ficou conhecida mundialmente como as "36 Perguntas para se Apaixonar". A premissa é simples, mas curiosa: responder a uma sequência estruturada de perguntas poderia ajudar dois desconhecidos a desenvolver intimidade emocional. O questionário foi criado em 1997 pelos psicólogos Arthur Aron, Elaine Aron e outros pesquisadores da Universidade Stony Brook, em Nova York.
O objetivo do estudo era investigar se a proximidade emocional poderia ser construída a partir da troca gradual de informações pessoais....
Matérias relacionadas