Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Höfner, fabricante do baixo de Paul McCartney, entra com pedido de falência: 'Muito triste'

'É um instrumento maravilhoso: leve e que me permite tocar com bastante liberdade', disse o músico ao lamentar a notícia

18 dez 2025 - 21h18
(atualizado às 21h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A Höfner, célebre fabricante alemã de instrumentos musicais conhecida mundialmente pelo baixo Höfner 500/1 "Violin Bass", usado por Paul McCartney desde os tempos dos Beatles, entrou com pedido de falência no Tribunal Distrital de Fürth, no estado da Baviera.

O pedido não significa automaticamente o fim da Höfner, mas indica que a empresa enfrenta sérias dificuldades financeiras.

McCartney adquiriu seu primeiro Höfner em 1961, durante temporada em Hamburgo. O formato simétrico facilitava o uso por canhotos como ele. O instrumento acompanhou gravações e apresentações ao vivo dos Beatles em clássicos da banda, até desaparecer (o mistério foi solucionado recentemente) e ser substituído por um modelo idêntico, que ele usa até hoje em shows.

O cantor Paul McCartney se apresenta no Allianz Parque, em São Paulo, com seu Hofner
O cantor Paul McCartney se apresenta no Allianz Parque, em São Paulo, com seu Hofner
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

"É muito triste ver a Höfner fechar as portas. Eles fabricam instrumentos há mais de 100 anos, e eu comprei meu primeiro baixo Höfner na década de 60. Desde então, sou apaixonado por ele. É um instrumento maravilhoso: leve e que me permite tocar com bastante liberdade. Ele também oferece variações de timbre muito agradáveis. Obrigado por toda a ajuda ao longo dos anos", escreveu McCartney nas redes sociais.

View this post on Instagram

A empresa foi fundada em 1887 na cidade austro-húngara de Schönbach. Nas décadas seguintes, cresceu e virou uma das principais fornecedoras de instrumentos de cordas da região, até reduzir suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, retomar a expansão com a abertura de novas fábricas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade