'Tremembé': Entrevista de Suzane von Richthofen para Gugu terminou em briga por máquinas de costura
Apresentador é interpretado por Paulo Vilhena na série; entrevista gerou briga entre Suzane e Sandrão e é retratada na série do Prime Video
O ano era 2015 quando Suzane von Richthofen concedeu sua primeira entrevista à TV em nove anos. Na ocasião, ela falou com exclusividade com o apresentador Gugu Liberato, que estreava seu novo programa dominical na Record TV. A entrevista, polêmica e reveladora, é reproduzida no terceiro episódio de Tremembé, nova série já disponível no Prime Video.
Foi durante este papo que Suzane contou, por exemplo, que vivia um relacionamento com Sandrão — apelido de Sandra Regina Ruiz Gomes, condenada pelo sequestro e participação na morte de um garoto de 14 anos, e afirmou que queria abrir um ateliê com ela para trabalhar com artesanato após conseguir a liberdade. O romance é um dos temas centrais da série, estrelada por Marina Ruy Barbosa, Letícia Rodrigues (Sandrão) e Carol Garcia (Elize Matsunaga). Gugu é vivido no episódio por Paulinho Vilhena.
Segundo o jornalista Ullisses Campbell, roteirista e autor dos livros-reportagem que inspiram a atração, a entrevista de Suzane para Gugu é reproduzida na íntegra, com cuidado para manter a fidelidade e apresentar um resultado o mais próximo o possível de como ocorreu na realidade.
"O que o Paulinho Vilhena pergunta para a personagem é exatamente o que o Gugu perguntou e a Suzane respondeu", diz o autor, em entrevista ao Estadão. "Dá muito orgulho poder encontrar, no meio da ficção, como incluir de forma orgânica os fatos 100% reais."
Em seu livro Suzane: Assassina e Manipuladora (2020), Campbell detalha um suposto pagamento de R$ 120 mil feito por Gugu para uma conta bancária de Suzane, em troca da entrevista. Além do suposto dinheiro, o apresentador também cedeu três máquinas de costura para a então presidiária, que depois tornaram-se a origem de desentendimento entre ela e Sandra Regina.
Briga por máquinas de costura
Nos anos seguintes, Suzane negou ter recebido a remuneração. Mas as máquinas, que foram enviadas para a casa de um irmão de Sandra em Mogi das Cruzes, viraram fonte de desentendimento entre as duas. O relacionamento desandou após Sandrão progredir primeiro para o regime semiaberto.
Segundo Campbell, as duas começaram a contar histórias diferentes em relação às máquinas após a separação, em 2016. Suzane dizia que as máquinas foram enviadas para ela, e que pediu para que ficassem na casa do irmão de Sandra já que não tinha onde deixar. Já Sandra relatava que ganhou as máquinas de Gugu pois foi ela quem convenceu a então namorada a conceder a entrevista.
Reação de Paulinho Vilhena
Vera Egito, diretora geral de Tremembé, recorda que Paulinho ficou espantado com o convite para interpretar Gugu Liberato, e que preferiu não assistir à entrevista original muitas vezes durante seu processo de preparação. Ao invés disso, sua tática foi escutar.
"Eu perguntei [a ele]: 'Você assistiu muitas vezes a entrevista real?' Porque a gente a reproduz quadro a quadro. E ele falou: 'Eu assisti algumas vezes, mas, na verdade, o que eu mais fiz foi escutar'", recorda. Para o ator, apenas ouvir o áudio da entrevista foi mais importante para compreender a cadência a fala do apresentador.
Qual é a história de 'Tremembé'?
Inspirada nos livros de Ullisses Campbell sobre Suzane e Elize Matsunaga, a série em cinco episódios conta o que acontece a portões fechados no "presídio dos famosos", a unidade P2 do Complexo Penitenciário de Tremembé.
"Sempre tivemos como base os livros do Ulisses e o tom que a Vera e a equipe de direção queriam dar para a série", relata Marina ao Estadão. "A intenção nunca foi questionar o que a Justiça brasileira decidiu, nosso ponto de partida é o que vem após isso. É quase como se fosse um estudo psicológico da convivência dessas pessoas todas no mesmo lugar, no mesmo espaço de tempo."