Quando Jennifer Lopez chegou ao Grammy de 2000 com este vestido, o Google percebeu que precisava mudar a internet para sempre
A internet não estava preparada para o que aconteceu na noite de 23 de fevereiro de 2000
Se você tiver um tempinho, acesse o Google e digite algo como "Vestido da Jennifer Lopez no Grammy 2000". Ignore a nova seção "Modo IA" e clique na aba "Imagens" para encontrar um vestido verde da Versace com estampa de selva que causou sensação tanto no mundo da moda quanto no da tecnologia. Na verdade, aquele vestido marcou um ponto de virada para a internet.
Porque antes de 23 de fevereiro de 2000, quando queríamos ver o que uma celebridade havia usado em um evento (por exemplo), tínhamos que esperar o noticiário na TV, folhear revistas ou acessar a internet e pesquisar no Google. E lá, você não encontraria a foto; em vez disso, tinha que navegar por um mar de links de texto azuis. Não existia o Google Imagens. E nem pense em vídeos.
Por que isso importa?
A decisão do Google de organizar informações com base em imagens, em vez de apenas texto, não só mudou o mundo da moda, já que o trabalho de uma marca europeia passou de ser visto apenas nas passarelas e pouco mais, para alcançar um público global. Isso também alterou a forma como acessamos informações, lançando as bases para uma internet (e, posteriormente, para as mídias sociais) mais focada em conteúdo audiovisual do que em texto puro. Esses foram os primórdios da internet orientada a conteúdo.
O que começou em julho de 2001 com um índice de 250 milhões de imagens cresceu para um bilhão de imagens em 2005 e, em 2010, ultrapassou os 10 bilhões. Depois disso, o Google parou de divulgar esse número para se concentrar na ...
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