Os Mercenários 4 e as personagens femininas: franquia de ação está ainda mais machista?
Megan Fox é a grande novidade da quarta parcela da franquia, mas o que isso significa?
ATENÇÃO: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE OS MERCENÁRIOS 4
Qual é o espaço das mulheres no cinema de ação? Nesta semana, de estreia de Os Mercenários 4, o questionamento é mais pertinente do que nunca. A quarta parcela da série de filmes de ação, comandada por Sylvester Stallone, nove anos após a última sequência, traz em seu elenco duas personagens femininas de destaque, interpretadas por Megan Fox e Levy Tran. Mas, ainda assim, este 4º filme pode representar um retrocesso, se comparado a seus antecessores.
Estamos falando da representação destas personagens femininas na narrativa. Megan Fox dá vida à mercenária Gina, que além de fazer parte da gangue de Barney Ross (Stallone), é namorada de Lee Christmas (Jason Statham), o grande herói desta quarta parte da franquia de ação, que tenta alcançar independência da sombra de Stallone.
Logo na primeira cena da personagem, ela é apresentada como uma figura histérica, quase uma caricatura feminina. Mesmo assumindo uma posição de liderança no time - na ausência de Christmas - a personagem nunca é, verdadeiramente, levada a sério. O que é perfeitamente exemplificado nas cenas finais, na fala do personagem de Jason Statham, envaidecido, ao afirmar que ela teria que finalmente "admitir que precisa de mim" ou mesmo em uma Megan Fox de camisa branca transparente, assumindo a posição que de fato a pertence nes…
Sylvester Stallone encontrou o seu grande fã: o Papa!
Os Mercenários 4 finalmente encerra a franquia de Stallone? Para os produtores, não é bem assim
Todos os filmes de Os Mercenários, do melhor ao pior, segundo o AdoroCinema