"Não me tornei ator para isso": Filmar O Hobbit foi uma tortura para Ian McKellen em seu retorno como Gandalf
Depois de interpretar Gandalf na trilogia O Senhor dos Anéis, o ator voltou a interpretar o mago nos filmes O Hobbit, mas ficou desapontado.
É uma das obras de fantasia mais famosas de todos os tempos, mas, apesar do seu apelo e da paixão que despertou entre os seus leitores, O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, foi considerado infilmável durante décadas Mas Peter Jackson provou ao mundo que isso estava errado com o lançamento do primeiro filme em 2001, A Sociedade do Anel, que foi seguido por As Duas Torres e O Retorno do Rei em 2002 e 2003, respectivamente, e estabeleceu novos padrões para o gênero de fantasia com sua trilogia monumental.
A recompensa foram 17 Oscars (onze deles para a conclusão da trilogia, O Retorno do Rei, que inclusive ganhou o prêmio de Melhor Filme) e uma bilheteria total de cerca de três bilhões de dólares, sem falar no entusiasmo unânime por parte do fãs e críticos.
Os três filmes foram filmados consecutivamente, então as filmagens na Nova Zelândia, terra natal de Peter Jackson, ocorreram durante 438 dias. Anos depois, todos os atores envolvidos no projeto elogiaram a experiência única que tiveram e a solidariedade no set. Assim, não é surpreendente que Ian McKellen tenha concordado prontamente para retornar na trilogia O Hobbit para reprisar seu papel como o mago Gandalf.
No entanto, o triunfo sem precedentes de O Senhor dos Anéis não poderia ser repetido e, apesar da excitação e do seu sucesso, provavelmente apenas alguns fãs de Tolkien pensam que os filmes de O Hobbit estão à altura da trilogia cinematográfica que o precede.
Ao contrário de O Senhor dos Anéis…
O Senhor dos Anéis: Pause a cena aos 47 minutos e observe o cajado de Gandalf em A Sociedade do Anel