Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Marina Person elege as dez mães inesquecíveis do cinema

11 abr 2012 - 19h50
(atualizado às 20h15)
Compartilhar

Para aproveitar o Dia das Mães em família, depois do tradicional almoço, nada melhor do que curtir uma tarde de cinema. A cinéfila Marina Person tem algumas sugestões com mães que marcaram o cinema - boas, malvadas, inesquecíveis.

Marina Person é louca por cinema e, por isso, resolveu relembrar as dez mães inesquecíveis do cinema
Marina Person é louca por cinema e, por isso, resolveu relembrar as dez mães inesquecíveis do cinema
Foto: Fabio Guinalz / Terra

Mamãezinha querida (Mommie Dearest) - 1981

O filme retrata a relação traumatizante de dois filhos com sua mãe adotiva, a atriz Joan Crawford (Faye Dunaway), narrado por sua filha Christina Crawford (Diana Scarwid). "Terrível relação entre mãe e filha, baseada no relato da filha adotiva de Joan Crawford, a estrela hollywoodiana".

A Escolha de Sofia (Sophie's Choice) - 1982

Sobrevivente de um campo de concentração da Segunda Guerra, Sofia Zawistowska (Meryl Streep) namora Nathan Landau (Kevin Kline), um judeu obcecado pelo Holocausto. O casal fica amigo de Stingo (Peter MacNicol), um jovem americano aspirante a escritor que vem morar na pensão de Yetta Zimmerman (Rita Karin). O que Stingo não sabe é que Sofia guarda um segredo enquanto Nathan é assombrado por suas obcessões."História triste e comovente do Holocausto, que deu Oscar a Meryl Streep", fala Marina Person.

Mamãe é de Morte (Serial Mom) - 1994

Beverly Stuphin (Kathleen Turner) tem a família perfeita, até que começam a receber telefonemas obscenos. Para defendê-los, a mamãe exagera na dose e mata todos aqueles que ameaçam a felicidade dos Stuphin. "A loucura do diretor John Waters em uma interpretação hilária de Kathlenn Turner", diz Marina.

As Horas (The Ours) - 2002

A história conta como o livro "Mrs. Dalloway" afeta a vida de três mulheres que vivem em épocas diferentes: Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida e Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros. "Com Juliane Moore, é uma história de uma mãe que abandona os filhos", resume Marina.

O Óleo de Lorenzo (Lorenzo's Oil) - 1992

Com seis anos, Lorenzo é diagnosticado com uma doença rara. Ao vendo os médicos desistirem do tratamento, mãe e pai juntos resolvem pesquisar e descobrir a cura ou pelo menos uma forma de não perder o filho em dois anos. "Susan Sarandon move montanhas para salvar o filho", sintetiza Marina.

Uma Prova de Amor (My Sister's Keeper) - 2009

Ao descobrir que a filha tem leucemia, pais decidem gerar bebê de proveta que seja um doador compatível com a irmã. Ao completar 11 anos, Anna (Abigail Breslin) precisa doar um rim para Kate (Sofia Vassilieva), mas decide procurar ajuda de um advogado para ganhar emancipação médica e decidir o que fazer com seu corpo. "Cameron Diaz manipula a genética de sua filha mais nova para tentar salvar a mais velha", ressalta Marina.

Mamma Roma (Mamma Roma) - 1962

A prostituta de meia-idade Mamma Roma (Anna Magnani) vê a oportunidade de abandonar as ruas de Roma depois que compra uma barraca de frutas. Seu maior sonho é trazer seu filho adolescente Ettore (Ettore Garofolo) para morar com ela. O garoto não quer saber de estudo ou trabalho e começa a andar com garotos arruaceiros, mas Mamma Roma une esforços para torná-lo um homem honesto. "Drama de Pier Paolo Pasolini muito bom", avalia Marina.

O Garoto da Bicicleta (Le Gamin au vélo) - 2011

Cyril Catoul (Thomas Doret) foi abandonado pelo pai em um orfanato e decide procurá-lo. Em um ato de bondade, Samantha (Cécile de France) permite que o garoto passe os fins de semana com ela. "A mãe que não é mãe, mas que faz tudo pelo garoto", ressalta Marina.

A Criança (L'Enfant) - 2005

Sonia (Débora François) e Bruno (Jérémie Renier) são jovens, namoram, e vivem de pequenos roubos que cometem com seus amigos. Agora, eles têm uma nova fonte de renda: seu bebê recém-nascido. "Outro dos mestres, os irmãos Dardenne", diz Marina.

Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right) - 2010

Dois irmãos adolescentes são filhos de um casal homossexual Jules (Julianne Moore) e Nic (Annette Bening), e foram concebidos por inseminação artificial. Agora que estão mais velhos, os irmãos resolvem procurar o pai biológico, Paul (Mark Ruffalo), e o introduzem no cotidiano de sua família. "É uma família moderna", finaliza Marina.

Coletânea Editorial

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra