'La Buena Vida' ganha o Goya de melhor filme hispano-americano
O filme
La Buena Vidado diretor chileno Andrés Wood, ganhou neste domingo o prêmio Goya, considerado o Oscar do cinema espanhol, de melhor filme hispano-americano na XXIII edição desse troféu.
O prêmio de melhor atriz foi para a espanhola Carme Elías por sua interpretação no filme Camino, de Javier Fesser.
Os Prêmios Goya são concedidos anualmente, pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, aos melhores profissionais em cada uma de diversas especialidades. O prêmio consiste em um busto de Francisco Goya em bronze.
Em 2003, uma grande quantidade de profissionais de cinema aproveitou a cerimônia de entrega dos prêmios para expressar seu repúdio ao apoio do governo de José María Aznar à invasão dos EUA ao Iraque ("Não à guerra").
Em 2004, houve uma manifestação contra a ETA, em defesa da liberdade de expressão e contra o terrorismo.
Em 2005, José Luis Rodríguez Zapatero tornou-se o primeiro presidente que presenciou a esta entrega de prêmios. Nesta edição, surgiram algumas acusações de que a entrega estaria sendo politizada (Mar Adentro, de Alejandro Amenábar foi premiado com 14 Goyas em diversas categorias).
Em 2008 o prêmio de Melhor Canção Original foi dado pela primeira vez a uma canção em português, com o Fado da Saudade, da banda sonora de Fados, de Carlos Saura, interpretado por Carlos do Carmo.