Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Diretor rebate acusação de plágio com 'A Forma da Água'

Cineasta pôs em xeque sua reputação como prova de que está falando a verdade.

22 fev 2018 - 12h13
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A treta continua! Guillermo del Toro negou veementemente as acusações de que a história de A Forma da Água foi plagiada da peça Let Me Hear You Whisper e está levando o caso aos tribunais junto com a Fox Searchlight. Escrita pelo dramaturgo Paul Zindel em 1969, a obra teatral gira em torno da zeladora de um laboratório governamental que se afeiçoa por um golfinho e o liberta. No filme que soma 13 indicações ao Oscar 2018, o enredo gira em torno de uma faxineira muda (Sally Hawkins) de uma agência militar secreta dos EUA que se apaixona por uma criatura aquática (Doug Jones). Semelhanças?

<p><strong>A Forma da Água</strong></p><p>'A Forma da Água' é última obra inventiva de Guillermo del Toro, diretor conhecido por longas como 'Hellboy' e 'O Labirinto do Fauno'. A história se passa no cenário dos Estados Unidos na época da Guerra Fria, em 1962. O filme está concorrendo em várias categorias, entre elas, 'Melhor Direção', 'Melhor Filme', 'Melhor Atriz' e 'Melhor Roteiro Original'. </p>

<p><strong>Sinopse: </strong>No laboratório secreto e de alta segurança do governo onde trabalha, a solitária Elisa (interpretada por Sally Hawkins) vive presa em uma vida de isolamento. Sua vida muda para sempre quando ela e a colega Zelda (interpretada por Octavia Spencer) descobrem uma experiência secreta. Também estão no elenco Michael Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones e Michael Stuhlbarg.</p>
A Forma da Água'A Forma da Água' é última obra inventiva de Guillermo del Toro, diretor conhecido por longas como 'Hellboy' e 'O Labirinto do Fauno'. A história se passa no cenário dos Estados Unidos na época da Guerra Fria, em 1962. O filme está concorrendo em várias categorias, entre elas, 'Melhor Direção', 'Melhor Filme', 'Melhor Atriz' e 'Melhor Roteiro Original'. Sinopse: No laboratório secreto e de alta segurança do governo onde trabalha, a solitária Elisa (interpretada por Sally Hawkins) vive presa em uma vida de isolamento. Sua vida muda para sempre quando ela e a colega Zelda (interpretada por Octavia Spencer) descobrem uma experiência secreta. Também estão no elenco Michael Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones e Michael Stuhlbarg.
Foto: Divulgação/A Forma da Água / ObaOba

"Eu nunca li, nem vi a peça. Nunca ouvi falar dessa obra antes de fazer A Forma da Água e nenhum dos meus colaboradores jamais mencionou a peça", afirmou Del Toro em entrevista ao Deadline. O cineasta também declarou que o produtor Daniel Kraus, outro nome citado no processo, também não teve nenhuma influência dos escritos de Zindel. "Esta é a razão pela qual estamos indo para a corte", concluiu.

As similaridade gerais, de afeição de uma zeladora por uma criatura do mar, existem, mas Del Toro pontuou que elas são superficiais. "A Forma da Água é tantas coisas, possui tantas tonalidades. Não é sobre um animal [golfinho], é sobre um Deus elementar dos rios. Essas ideias não são substituíveis ou equivalentes. Isso corresponderia dizer que E.T. - O Extraterrestre seria a mesma história se você substituísse o alienígena por um hamster", disse o cineasta.

"Nossa história e suas camadas são completamente, inteiramente complexas, estrelaçadas com espiões russos, a Guerra Fria, amizades femininas que são profundas. E mais importante do que isso, que são completamente originais. O ato de um animal ser liberto pode ser encontrado em qualquer [filme], desde Projeto X - Uma Festa Fora de Controle até Splash - Uma Sereia em Minha Vida [...]. Dá pra continuar e continuar. Também dá pra incluir O Dia do Golfinho, que de fato foi escrito dois anos antes da peça. Não é um elemento de trama inovador. A beleza deste filme não se resume a um elemento de trama de uma peça teatral", expôs Del Toro.

A Forma da Água Trailer (4) Legendado:

Acusações Durante o Ciclo de Votações do Oscar 2018!

As queixas contra A Forma da Água — que também foi acusado de plágio pelo cineasta francês Jean-Pierre Jeunet (O Fabuloso Destino de Amelie Poulain) — acontecem exatamente no momento em que os membros da Academia estão votando para o Oscar 2018. Ciente disso, Del Toro colocou sua reputação como prova de que está falando a verdade: "Tenho trabalhado com isso há 25 anos e tenho uma reputação incontestável. Falar sobre as minhas influências em cada filme é um elemente que sempre fez parte da minha carreira, seja nos comentários do DVD, no Twitter ou nas minhas exposições em museus. Sou aberto sobre as coisas que eu amo e não tive problemas em discutí-las, em como elas foram transformacionais em meus filmes. Esta trajetória de 25 anos deve ser últil. Escrevi e coescrevi cerca de 24 roteiros. Sou um roteirista/diretor que criou séries de TV, livros, filmes e uma enorme quantidade de roteiros através dos anos. Sem nenhuma queixa!"

A Fox Searchlight também se pronunciou em defesa de Del Toro: "As acusações do Sr. Zindel são sem fundamento, totalmente sem mérito e apresentaremos uma moçao para destituí-las. Além disso, as queixas parecem coincidir com o ciclo de votação da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas, com a intenção de pressionar nosso estúdio a aceitar um acordo rápido. Em vez disso, nós nos defenderemos vigorosamente e, por adição, este filme inovador e original."

A Forma da Água está em cartaz nos cinemas brasileiros — confira aqui a crítica 5 estrelas do AdoroCinema!

AdoroCinema
Compartilhar
Seu Terra