Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Uma das cenas mais eróticas do cinema quase fez com que um filme fosse proibido em diversos países

Conheça as polêmicas de 'Crash - Estranhos Prazeres', uma obra peculiar de David Cronenberg.

23 jun 2023 - 10h49
(atualizado em 23/6/2023 às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma adaptação de um livro que já estava destinada a causar escândalo, mas ao ser levada às grandes telas gerou ainda mais polêmica. Festivais como Cannes se dividiram entre considerá-la uma obra-prima ou uma provocação obscena. Sem sombra de dúvida, as definições controversas para 'Crash', um dos filmes mais aclamados de David Cronenberg, são muitas.

Mestre do desconforto, Cronenberg levou aos cinemas, em 1996, um filme para maiores de idade que chegou a ser proibido em alguns países, incluindo o Reino Unido. Na trama, um produtor de cinema (James Spader) e sua esposa (Deborah Kara Unger) estão em um casamento aberto. O casal se envolve em diversos casos amorosos, mas, entre eles, o sexo é sem entusiasmo. Certa noite, enquanto retorna para casa, o rapaz sofre um acidente de carro. A partir desse momento, tudo muda, quando uma forte relação entre ele e uma das vítimas (Holly Hunter) do desastre se estabelece.

Podemos dizer que 'Crash' impressiona em sua forma de vincular sexo e violência, criando uma bagunça singular que só Cronenberg conseguiria comandar. Em seu desenvolvimento, cenas eróticas carregadas de imagens explícitas regem o tom, apresentando todo o tipo de prática sexual. Através da exploração de uma comunidade que tem fetiche sexual por acidentes de carros, chega-se a uma das cenas vitais para a censura sofrida pelo longa, onde o personagem de Spader faz sexo com a cicatriz de uma mulher deficiente que também compartilha da mesma parafilia.

FILME FOI PROIBIDO EM ALGUNS LUGARES DO REINO UNIDO

Um dos primeiros espectadores do filme foi o crítico britânico Christopher Tookey, que argumentou que a cena citada era ofensiva para pessoas com deficiência...

Leia o artigo em AdoroCinema

"Sempre penso em comida durante cenas de sexo", diz ator indicado ao Oscar 2023

Sharon Stone afirma que perdeu a guarda do filho por conta de polêmica cena em suspense erótico

Curso forma profissionais que garantem cenas de sexo respeitosas entre atores; entenda o que faz um coordenador de intimidade

Erotismo, feminilidade e desafio: Nova série do Prime Video revive clássico de David Cronenberg (Entrevista)

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade