Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

The Room Next Door: Almodóvar vence Festival de Veneza pela primeira vez na história com filme em inglês

"The Room Next Door", drama sobre eutanásia com Julianne Moore e Tilda Swinton, é o primeiro longa em inglês do diretor espanhol

7 set 2024 - 16h38
(atualizado em 9/9/2024 às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/El Deseo / Pipoca Moderna

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar conquistou o prestigiado Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza 2024 com "The Room Next Door", superando 21 outros concorrentes na cerimônia de premiação deste sábado (07).

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

Baseado no romance "What Are You Going Through" de Sigrid Nunez, o filme conta a história de duas amigas, interpretadas por Julianne Moore e Tilda Swinton, uma delas diagnosticada com câncer terminal. Em uma decisão emocional, a personagem de Swinton pede à amiga para estar na sala ao lado enquanto toma a pílula de eutanásia.

Almodóvar dedicou o prêmio às suas estrelas e afirmou que o filme é "a favor da eutanásia", enfatizando que deveria ser legalizado em mais países, além dos poucos onde já é permitida, como Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos e Espanha. "Este filme não é político, é humanista", declarou o diretor ao receber o prêmio.

Primeiro longa de Almodóvar falado em inglês, "The Room Next Door" é o sucessor de "Mães Paralelas" (2021) na filmografia do diretor, que também estreou no Festival de Veneza e rendeu a Penélope Cruz a Copa Volpi de Melhor Atriz. Vale lembrar que Almodóvar já havia recebido um Leão de Ouro honorário pelo conjunto da obra no festival de 2019.

Outros vencedores

O Grande Prêmio do Júri foi para "Vermiglio", um drama italiano da diretora Maura Delpero, enquanto o Prêmio Especial do Júri foi concedido a "April", da cineasta georgiana Dea Kulumbegashvili. Este último explora os dilemas morais de uma ginecologista que enfrenta rumores de realizar abortos ilegais. Segundo a diretora, o filme examina "a convergência entre existência e feminilidade".

Além de Beetlejuice: 5 filmes que comprovam a genialidade de Tim Burton Além de Beetlejuice: 5 filmes que comprovam a genialidade de Tim Burton

Prêmios de direção e atuação

O americano Brady Corbet venceu o prêmio de Melhor Diretor por "The Brutalist", uma saga épica de três horas e meia sobre um arquiteto sobrevivente do Holocausto que emigra para os EUA para criar grandes obras modernistas. O francês Vincent Lindon ganhou a Copa Volpi de Melhor Ator por sua atuação em "The Quiet Son", um drama sobre um pai que lida com a radicalização do filho em movimentos de extrema-direita. Já a Copa Volpi de Melhor Atriz ficou com Nicole Kidman por "Babygirl", que não pôde comparecer à cerimônia devido à morte de sua mãe. O prêmio foi aceito pela diretora Halina Reijn, que leu uma declaração emocionada da atriz.

Kidman superou a brasileira Fernanda Torres, que também era favorita pelo desempenho em "Ainda Estou Aqui". Mas o filme de Walter Salles venceu o troféu de Melhor Roteiro, conquistado por Murilo Hauser e Heitor Lorena, que adaptaram o livro de Marcelo Rubens Paiva.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade