PUBLICIDADE

Kleber Mendonça Filho é personagem e diretor do filme que pode levar o Brasil ao Oscar

Diretor de Bacurau conta como nasceu seu novo documentário, que estreou no Festival de Cannes.

23 ago 2023 - 00h27
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Vitrine Filmes/AdoroCinema / Adoro Cinema

"A grande pergunta quando você está começando a fazer um filme é se isso é interessante o suficiente para resultar em filme", nos disse Kleber Mendonça Filho. De cara, não há dúvidas de que o material reunido em 'Retratos Fantasmas', nova produção do cineasta, reúne um material mais do que interessante e emocional para contar uma boa história. O longa documental (que também tem sua fatia de ficção) estreou elogiado no Festival de Cannes em 2023 e passou pelo Festival de Cinema de Gramado – onde o AdoroCinema conversou com o cineasta – antes de chegar ao circuito comercial.

Injustiçados? Veja grandes atores que nunca ganharam um Oscar Injustiçados? Veja grandes atores que nunca ganharam um Oscar

Em 'Retratos Fantasmas', o diretor de Bacurau inicia uma jornada quase sensorial a partir do apartamento onde morou e filmou algumas de suas principais obras, como 'Aquarius' e 'O Som ao Redor', em direção ao centro da cidade de Recife. Lá, o cineasta apresenta os cinemas de rua que fizeram parte de sua vida e, daí, documenta as mudanças no ambiente urbano – temos, então, um filme que não só homenageia a história cultural da cidade, mas também faz uma boa reflexão sobre como os espaços impactam nas relações humanas.

"Se a gente não tiver cuidado, nosso pé não toca mais na rua".

"Juntou muita coisa: o desejo de fazer algo sobre os cinemas, a ideia do cinema como espaço de convívio, o centro da cidade. As alterações que uma cidade passa e que são alterações que aconteceram em todas, né? Todas as cidades do mundo, digamos, regidas pelo capitalismo", explica Kleber. Para isso, foram anos de trabalho: o f…

Leia o artigo em AdoroCinema

Cangaço Novo faz história no Festival de Gramado: Nova série do Prime Video impressiona com ação e violência

No Festival de Gramado, Matheus Nachtergaele explica por que topou continuação de 'O Auto da Compadecida' (Entrevista exclusiva)

Festival de Gramado 2023 tem filme emocionante de Mussum como grande vencedor; veja lista completa de ganhadores

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade