Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filme mudo 'Tormenta' ganha exibição com música ao vivo; veja 10 produções da mesma época

Disponíveis no streaming, tem obras de Charles Chaplin, Ernst Lubitsch, Fritz Lang e outros; confira

7 fev 2023 - 15h28
Compartilhar
Exibir comentários

Lançado em 1931, Tormenta, filme mudo dirigido por Arthur Serra, poderá ser visto novamente em exibição nesta terça, 7, e quarta, 8, no IMS Paulista. Para essas sessões especisias, o longa-metragem contará com trilha sonora tocada ao vivo pelos músicos Juliana Perdigão e Craca.

A história do filme se passa em uma vila pacata, onde o amargurado Daniel quer vingar o assassinato de seu pai, o compositor Jacques. No decorrer do drama, vários crimes são cometidos, mas o amor também surge quando o protagonista se apaixona pela jovem Lúcia.

As sessões de Tormenta fazem parte da programação da mostra Moderna pelo Avesso: Fotografia e Cidade, Brasil, 1890-1930, em cartaz no IMS Paulista até o dia 26. Exposição gratuita apresenta a produção fotográfica realizada em algumas das principais capitais do País - Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Belém - durante a Primeira República, de 1889 a 1930.

O filme Tormenta, com música ao vivo, será exibido nest terça, 7, e quarta, 8, às 20h (Ingressos: R$ 20). O IMS Paulista fica na Avenida Paulista, 2.424 (2842-9120).

Confira 10 filmes da época do cinema mudo

No Telecine:

A Filha da Água (1925), de Jean Renoir

Após a morte do pai, Virgínia é acolhida por uma família rica, mas precisa fugir quando eles são atacados por camponeses. Diretor do filme, Jean Renoir é considerado um dos maiores cineastas da História. Com Catherine Hessling, Charlotte Clasis, Pierre Champagne.

Napoleão (1927), de Abel Gance

A ascensão militar de Napoleão Bonaparte é destrinchada desde a juventude até sua concretização como grande líder no exército. O épico francês é considerado um dos maiores filmes da época do cinema mudo. Com Albert Dieudonné, Antonin Artaud, Gina Manès, Vladimir Roudenko.

O Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene

No gabinete do dr. Caligari, o sonâmbulo Cesare faz previsões que se concretizam misteriosamente. Uma das obras mais importantes do expressionismo alemão, o filme de Robert Wiene revolucionou a sétima arte. Com Conrad Veidt, Friedrich Feher, Werner Krauss.

A Última Gargalhada (1924), de F.W. Murnau

Após ser demitido de suas funções em um hotel de luxo, um porteiro passa por diversas humilhações. Muitas das técnicas de linguagem e movimentos de câmera utilizados por F.W. Murnau foram inovadores na época. Com Emil Jannings, Maly Delschaft, Max Hiller.

Ana Bolena (1920), de Ernst Lubitsch

Segunda esposa de Henrique VIII, Ana Bolena teve forte influência como rainha da Inglaterra. O filme de Ernst Lubitsch utiliza muitas das técnicas de linguagem que caracterizaram o expressionismo alemão. Com Emil Jannings, Henny Porten, Paul Hartmann.

O Golem (1920), de Paul Wegener

O rabino Loew dá vida à criatura mítica chamada Golem para evitar que seu povo seja expulso de Praga. Baseado na lenda judaica, o filme é um dos grandes marcos do expressionismo alemão. Com Albert Steinrück, Ernst Deutsch, Paul Wegener.

Os Espiões (1928), de Fritz Lang

O detetive Donald Tremaine tenta desmantelar a organização criminosa comandada pelo banqueiro Haghi. Foi uma das muitas colaborações entre Fritz Lang e sua então esposa, a roteirista Thea von Harbou. Com Gerda Maurus, Lien Deyers, Rudolf Klein-Rogge.

Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès

Um grupo de cientistas viaja à Lua numa nave em formato de bala e lá descobre a existência de vida inteligente. Dirigido por Georges Méliès, um dos pais do cinema. Com Georges Méliès, Victor André, Bleuette Bernon, Jehanne D'alcy.

No Globoplay:

O Grande Ditador (1940), Charles Chaplin

Um barbeiro judeu retoma sua rotina após a 1ª Guerra Mundial. Sem memória do que aconteceu, ele descobre a ascensão do ditador Adenoid Hynkel, que acredita em uma nação ariana e passa a perseguir os judeus. Com Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie.

Em Busca do Ouro (1925), de Charles Chaplin

Carlitos (Charles Chaplin) tenta fazer dinheiro no Alaska durante a corrida do ouro americana. No entanto ele acha muito mais do que isso: a amizade McKay e o amor da bela bailarina Georgia. Com Charles Chaplin, Mack Swain, Georgia Hale.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade