PUBLICIDADE

Duna | Personagem de Jason Momoa pode voltar no terceiro filme?

O personagem de Momoa deu adeus à história na primeira parte, lançada em 2021, mas existe chance de retornar em um possível terceiro filme

25 mar 2024 - 14h42
(atualizado às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Duna: Parte 2 já é um dos grandes sucessos dos cinemas em 2024, com boa parte do seu elenco retornando do primeiro filme para continuar a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet). Uma das estrelas que não deu as caras na adaptação foi Jason Momoa, mas que pode fazer seu grande retorno em uma possível continuação do longa.

Foto: Reprodução/Warner Bros / Canaltech
Momoa pode voltar como um dos personagens mais importantes de Duna 3 (Imagem: Reprodução/Warner Bros)
Momoa pode voltar como um dos personagens mais importantes de Duna 3 (Imagem: Reprodução/Warner Bros)
Foto: Canaltech

Duncan Idaho, personagem interpretado por Momoa em Duna, era um grande amigo de Paul Atreides, morrendo para protegê-lo durante o massacre da Casa Atreides pelas mãos da Casa Harkonnen. Só que, apesar do seu destino trágico, o segundo livro da sére, O Messias de Duna, abre espaço para que o brucutu retorne à vida.

Considerando que Denis Villeneuve (Blade Runner 2049) já declarou que tem vontade de fazer um novo filme, cobrindo toda a história de Paul Atreides, e já teria até mesmo preparado um roteiro para a terceira parte, pode ser só uma questão de tempo para que a adaptação seja anunciada. Só que como Duncan Idaho, um personagem que morreu de vez pode voltar na terceira parte?

O retorno de Momoa ao universo de Duna

Na primeira parte de Duna, vimos Duncan Idaho se sacrificar para dar uma chance para que Paul Atreides e sua mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson), pudessem fugir do massacre da Casa Atreides. Só que ele aparece novamente em O Messias de Duna como um Ghola, seres artificiais criados a partir do DNA de pessoas que já morreram.

No livro de Frank Herbert, ele é recriado pelos Bene Tleilax, um grupo surgido de uma organização religiosa que data de 11 mil anos antes dos acontecimentos de Duna. Esse grupo se separou e viveu isolado por milhares de anos, movidos por xenofobia e avanços tecnológicos, como a criação de seres através do DNA de pessoas mortas. 

Essa nova versão de Duncan Idaho, chamada agora de Hayt,  é um presente dos Bene Tleilax ao novo imperador Paul Atreides, com a missão secreta de assassiná-lo. Só que, ao conviver com a Casa Atreides, o clone acaba desenvolvendo um relacionamento com Alia, irmã do imperador e que foi introduzida em Duna: Parte 2, interpretada por um feto falante e pela atriz Anya Taylor-Joy (Furiosa: Uma Saga Mad Max), em uma visão do futuro.

Duncan Idaho, um nome ridículo para um guerreiro (Imagem: Reprodução/Warner Bros)
Duncan Idaho, um nome ridículo para um guerreiro (Imagem: Reprodução/Warner Bros)
Foto: Canaltech

A presença de Duncan Idaho e seus clones é uma constante ao longo da saga de Duna, com o personagem renascendo mais de uma vez nos milhares de anos que cobrem toda a história.

O retorno do personagem, e provavelmente de Jason Momoa, é só um dos elementos esquisitos que o terceiro filme deverá abordar, já que a partir de O Messias de Duna, Frank Herbert mergulha de cabeça na mitologia da saga, que vai se tornando mais estranha a cada novo desdobramento.

Resta saber se tudo isso vai mesmo sair do papel. Duna Parte 2 está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade