Festival de Cinema de Vitória encerra com homenagem a Ney Matogrosso e entrega de prêmios
Com longas, curtas e mostras temáticas, evento celebra a diversidade das obras e seus realizadores
A 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória encerrou suas atividades com uma bela homenagem ao cantor e ator Ney Matogrosso, que recebeu o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado, publicação inédita sobre sua vida e carreira. Em coletiva, ele falou sobre sua relação com o cinema e com o Espírito Santo, onde o festival é realizado.
"Mambembe" se destacou entre os longas
O longa Mambembe, de Fábio Meira, foi o grande vencedor da Mostra Competitiva Nacional de Longas. Venceu como Melhor Filme pelo Júri Técnico, além de Melhor Interpretação (Índia Morena) e uma Menção Honrosa para Madonna Show. Também ganhou o Prêmio Sesc Glória, que garante exibição da obra nas salas do Sesc Espírito Santo.
O Deserto de Akin, de Bernard Lessa, foi o vencedor do Júri Popular e também recebeu o prêmio de Melhor Fotografia. Centro Ilusão, de Pedro Diógenes, levou os prêmios de Melhor Direção e Roteiro. Já Brasiliana: o Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo, de Joel Zito Araújo, venceu como Melhor Contribuição Artística.
Curtas premiados e Prêmio Canal Brasil
Na Mostra Competitiva Nacional de Curtas, Na Volta Eu Te Encontro, de Urânia Munzanzu, venceu como Melhor Filme pelo Júri Técnico. O capixaba Sola, de Natália Dornelas, foi o preferido do público.
O júri do Prêmio Canal Brasil de Curtas…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Festival de Cinema de Vitória destaca o audiovisual nacional e capixaba em sua 32ª edição
Festival de Vitória 2019: 5 cineastas desta edição para ficar de olho