De Barbie a Justine Triet: Quem são as mulheres do Oscar 2024?
Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres nesse 8 de março, vamos analisar a presença feminina no Oscar - seja na ficção ou vida real.
Todo ano, o Dia Internacional da Mulher surge como um lembrete da nossa luta por direitos iguais, fim da violência e do machismo. Mas existe uma curiosidade nessa data em 2024. Ela surge apenas dois dias antes do Oscar, a maior premiação do cinema. Bem, como um site chamado AdoroCinema, não poderíamos perder a chance de unir as duas coisas, né? Afinal, a 96ª edição do prêmio da Academia traz algumas questões interessantes sobre o suposto papel da mulher na sociedade. E também, sua posição como voz ativa na arte. Aliás, quem vai ganhar o Oscar 2024? Vote aqui no seus favoritos e acompanhe a super live do AdoroCinema no domingo, 10 de março, a partir das 18h30.
As protagonistas do Oscar 2024
Vamos começar pelas personagens. Maior filme de 2023, Barbie derruba a artificialidade ao redor da boneca para mostrar uma Barbielândia onde as mulheres são capazes de tudo (temos até uma Barbie negra presidente!). O que por si só já é uma mensagem fantástica, mas não acredito que todo mundo entendeu. Afinal, a história é sobre a Barbie de Margot Robbie aprendendo sobre a complexidade de ser humana, além de perceber que não é definida pelas coisas que possui ou pela (quase literal) caixa que a colocaram. Sem falar que o longa ainda tem espaço para desenvolver Gloria (America Ferrera) numa jornada própria de autodescoberta que culmina no melhor monólogo do ano e um relacionamento melhor com sua filha, Sasha (Ariana Greenblatt). Mesmo assim, tem gente que acredita que o Ken de R…
Qual é o melhor filme do Oscar 2024? Um ranking com os 10 maiores indicados - do pior ao melhor
Oscar 2024: Todas as críticas do AdoroCinema para os indicados da premiação