Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cartas de Alan Rickman revelam frustração com Snape

Anotações de acervo pessoal do ator revelam como ele se sentia com interpretação de um dos personagens mais icônicos de Harry Potter

28 mai 2018 - 11h26
(atualizado às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

A franquia Harry Potter não seria a mesma sem a presença de Alan Rickman. O ator britânico, que morreu em 2016, teve uma prolífica carreira no cinema, teatro e TV e foi na saga de filmes baseada na obra magna de J. K. Rowling que viveu o personagem mais popular de seu currículo: Severo Snape.

O personagem é de fundamental importância no cânone literário da franquia Harry Potter e Rickman se preocupava em vê-lo ganhar as telas da cinessérie da forma mais adequada possível. Como mostram cartas pessoais do ator, Rickman chegou a se sentir "frustrado" com a maneira como seu papel foi explorado em alguns longas-metragens da saga.

David Heyman, produtor que escalou Rickman para o papel de Snape, abordou o assunto em uma carta privada que ganhou a luz do dia ao ser leiloada junto a outros textos pessoais do arquivo do astro, em uma feira dedicada a livros raros em Londres. A venda foi organizada pelo ator Neil Pearson, que administra parte do acervo do falecido ator.

"Obrigado por ter feito de Harry Potter 2 [Harry Potter e a Câmara Secreta, lançado em 2002] um sucesso", escreveu Heyman. "Eu sei que, às vezes, você se sente frustrado, mas por favor saiba que você é parte integral desses filmes. E que você é brilhante."

Outra nota, escrita pelo próprio Rickman durante o processo de gravação de Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009), indica que o ator teve mais um momento de insatisfação com os rumos de seu personagem na franquia. Em um texto sobre "entrar na mente do Snape", Rickman escreveu: "É como se David Yates [diretor do filme] tenha decidido que isso [o Snape] não seja interessante diante das circunstâncias, ou seja, não tem apelo entre o público adolescente."

O conteúdo do leilão

O arquivo completo de cartas de Rickman foi avaliado em £ 950 mil (equivalente a R$ 4,681 milhões). O acervo inclui correspondências com o Príncipe Charles, o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e com a própria J.K. Rowling, que agradeceu a Rickman por "ter feito justiça ao meu personagem mais complexo". O acervo também conta com a cópia de Rickman para do roteiro do primeiro filme de sua carreira, Duro de Matar (1988), no qual o ator viveu o terrorista Hans Gruber. São mais de 35 caixas de cartas, roteiros e anotações que pertenciam ao artista.

Veja também

4 atores de 'Harry Potter' que deixaram saudades:
AdoroCinema
Compartilhar
Seu Terra