'Atlas': Jennifer Lopez critica avanço da inteligência artificial em novo filme da Netflix
Em ficção científica já disponível na plataforma de streaming, Lopez interpreta uma analista de dados que precisa salvar a humanidade.
'Atlas' é um filme de ficção científica que retrata o tema do avanço da inteligência artificial, estrelado por Jennifer Lopez. Ela interpreta Atlas Shepherd, uma analista de dados antissocial que se vê obrigada a confiar na inteligência artificial para salvar a humanidade.
Já está disponível na Netflix 'Atlas', novo filme de ficção científica estrelado por Jennifer Lopez que traz no cerne uma questão bem pertinente para Hollywood: o avanço da inteligência artificial.
Embora em uma roupagem fantasiosa, o filme dirigido por Brad Peyton e estrelado por Lopez e Simu Liu (de 'Shang-Chi') discute um assunto que vem crescendo no meio do audiovisual, principalmente após a greve conjunta de atores e roteiristas do ano passado, que tinha entre seus objetivos questionar o quanto o avanço da tecnologia poderia interferir em suas respectivas profissões.
Para analistas e profissionais do mercado, é uma relação inevitável, mas que pode ser mais benéfica que prejudicial caso a regulamentação seja considerada seriamente.
Em 'Atlas', Lopez interpreta Atlas Shepherd, uma analista de dados brilhante e antissocial que desconfia totalmente da inteligência artificial. Ela embarca em uma missão para capturar um robô rebelde (Simu Liu), com quem ela compartilha um passado misterioso. Mas, quando o plano não funciona, a única esperança de Atlas para salvar o futuro da humanidade será confiar na inteligência artificial.
"A tecnologia está avançando o tempo todo, e há muito disso que me deixa nervosa", conta Lopez em entrevista coletiva realizada no México, da qual o Terra participou por videoconferência.
"Esse filme faz um bom trabalho de mostrar os dois lados da história. Agora, para mim, quando eu penso sobre isso, a grande questão é que precisamos ter respeito pelo que está vindo. Precisamos estar abertos ao fato de que haverá mudanças o tempo todo, mas é sobre não deixar que [a inteligência artificial] assuma o controle [da arte] de forma alguma."
Jennifer Lopez, sobre o avanço da inteligência artificial.
Aos 54 anos, a atriz, que também assina como produtora do filme, comemora o fato de ser escolhida para protagonizar um longa de ação.
"Como mulheres, estamos salvando o mundo desde o início dos tempos. Atlas é uma ótima personagem pela dureza que ela apresenta, pela forma de enfrentar os poderes. E é isso que é ser uma mulher, mas é também por sua tremenda vulnerabilidade e a dor que ela carrega. Tudo isso é uma grande parte da nossa jornada, e ela representa essas duas partes de uma forma muito bonita", reflete.