A diretora quer "o Titanic desta geração", mas o público detona cada detalhe do filme de romance mais polêmico do ano; Adaptação de clássico gótico estreia em um mês
O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, está prestes a ganhar uma adaptação controversa estrelada por Margot Robbie. O filme estreia no dia 12 de fevereiro nos cinemas brasileiros.
Adaptações cinematográficas de livros famosos sempre esbarram na exigência dos fãs, sempre atentos aos detalhes. Mas, no caso de "O Morro dos Ventos Uivantes" o público vem levantando o questionamento se a versão da diretora Emerald Fennell sequer pode ser considerada uma adaptação do clássico romance de Emily Brontë.
Logo de cara, o trailer provocante ao som de Charli XCX (a cantora pop assina a trilha sonora original) gerou uma repercussão extremamente negativa. Foi apontado que o tom predominantemente erótico, inclusão de elementos modernos e o afastamento do gótico vai de encontro com o enredo trágico e político da história de 1847.
Fora isso, a principal crítica dos leitores é que a escalação de Margot Robbie e Jacob Elordi descaracteriza totalmente os protagonistas Catherine e Heathcliff. No texto original, a personagem de Robbie é retratada como uma adolescente, enquanto a atriz tem 35 anos. Mas o mais problemático seria o "whitewashing" de Heathcliff, cuja pele escura e ascendência moura/islâmica é central para o conflito do livro. Com Elordi, um homem branco australiano, no papel, o arco dramático do personagem é cortado.
Emerald Fennel e Margot Robbie defendem adaptação de Wuthering Heights
Do outro lado das críticas está Emerald Fennel que estabelece um patamar ambicioso para o filme. Segundo Margot Robbie, a diretora dos (também polêmicos) Saltburn e Bela Vingança deseja que "Wuthering Heights" tenha o comova os espectadores como as obras de J…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Tivemos que esperar 16 anos por esse filme: Essa fantasia tão amada volta aos cinemas em 2026