'Encha seu Kindle': Como é a ação na Amazon que promete livros de graça?
Iniciativa dos leitores foi abraçada pela plataforma, que criou uma aba para destacar as obras gratuitas e promoções; 22 de agosto foi o dia escolhido por ser a mesma data em que o dispositivo de leitura foi lançado no Brasil, há 13 anos
Nos últimos anos, o dia 22 de agosto passou a ser uma data esperada pelos apreciadores de leitura no Brasil já que ficou conhecida como o dia do Encha seu Kindle. Comemorado nesta sexta-feira, 22, o evento virtual é uma oportunidade de conseguir obras de graça para salvar no Kindle, o dispositivo de livros digitais da Amazon, já que autores independentes e editoras oferecem livros digitais gratuitos ou descontos de até 95% nos eBooks somente neste dia.
Para obter os livros, basta procurar pelos títulos em promoção e baixar diretamente no leitor virtual. Para quem não tem um Kindle, a Amazon ainda sugere que as pessoas baixem o aplicativo gratuito Kindle no smartphone ou tablet. O app está disponível para iOS e Android, ou pelo computador através do Kindle Cloud Reader.
Como surgiu o 'Encha seu Kindle'?
A iniciativa foi criada pela influenciadora de literatura Íris, da página Divulga Nacional (@divulganacionaloficial), em parceria com a Kindle Direct Publishing da Amazon. O dia 22 de agosto foi escolhido por ser a mesma data em que o Kindle foi lançado no Brasil 13 anos atrás, em 2012.
View this post on Instagram
O evento é inspirado no "Stuff Your Kindle Day" americano e já está em sua terceira edição. A campanha ganhou força a partir da movimentação em comunidades literárias nas redes sociais, principalmente o TikTok, o que impulsionou o projeto e a adesão de leitores e autores independentes.
Com a alta procura pelos livros gratuitos e descontos, a própria Amazon divulgou o evento em seu blog oficial, destacando que o Encha Seu Kindle "é a ocasião perfeita para descobrir novos autores, completar suas séries favoritas, explorar diferentes gêneros literários, aproveitar preços especiais em best-sellers ou montar sua biblioteca de clássicos." O e-commerce brasileiro também criou uma aba com o nome do evento na página dedicada a livros.