Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Homens tóxicos revoltaram o público e receberam uma lição no fim de novelas

Personagens de novelas representaram diferentes perfis nocivos às mulheres

19 mai 2026 - 07h28
(atualizado às 07h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Nos últimos dias, a televisão brasileira discutiu a masculinidade a partir das falas polêmicas do ator Juliano Cazarré, criador de um curso para homens conservadores e religiosos.

Debates e matérias citaram também o movimento ‘red pill’, crítico ao feminismo e ao suposto favorecimento às mulheres em questões legais e sociais, além de defender a autossuficiência do homem.

A teledramaturgia da Globo já abordou tais questões por meio de personagens vilanizados. 

A coluna relembra alguns, cujo comportamento tóxico ainda é comum e, consequentemente, alvo de condenação.

Marcos (José Mayer) fez Helena (Taís Araújo) ser muito infeliz em 'Viver a Vida'
Marcos (José Mayer) fez Helena (Taís Araújo) ser muito infeliz em 'Viver a Vida'
Foto: Divulgação/TV Globo

Marcos, ‘Viver a Vida’ (2009)

Milionário e charmoso, Marcos (José Mayer) parecia o homem perfeito para Helena (Taís Araújo).

Mas, logo após o casamento, a modelo percebeu que estava ao lado de um homem manipulador, com ciúme doentio e machista.

O empresário tentou convencê-la a abandonar a carreira para ser “do lar”. Mesmo jurando amor, traiu Helena na cama deles.

No desfecho da trama, Marcos se viu falido nos negócios, enfrentou o divórcio de Helena e não conseguiu apoio da ex-mulher e das filhas. Terminou solitário.

Baltazar (Alexandre Nero) era grosseiro e violento contra a mulher
Baltazar (Alexandre Nero) era grosseiro e violento contra a mulher
Foto: Divulgação/TV Globo

Baltazar, ‘Fina Estampa’ (2011/2012)

O motorista interpretado por Alexandre Nero personificava o machismo truculento. Maltratava a mulher e a filha. Numa cena, estapeou o rosto da esposa. 

Quando finalmente conseguiu reagir, a dona de casa deu uma surra nele e o expulsou de casa. O covarde acabou na rua. Depois, arrependido e tentando se corrigir, passou a morar de favor com a ex.

O Brasil odiava Marcos (Dan Stulbach) por ser violento contra Raquel (Helena Ranaldi)
O Brasil odiava Marcos (Dan Stulbach) por ser violento contra Raquel (Helena Ranaldi)
Foto: Divulgação/TV Globo

Marcos, ‘Mulheres Apaixonadas’ (2003)

O telespectador se encolhia no sofá a cada surra de raquete de tênis de Marcos (Dan Stulbach) em Raquel (Helena Ranaldi).

O marido agressivo ganhou ares de sociopata ao descobrir o interesse amoroso da esposa por um aluno bem jovem. No fim, ele sequestrou o rapaz e ambos morreram quando o carro caiu numa ribanceira.

A trama serviu de espelho da violência doméstica sofrida por milhões de brasileiras anônimas e alimentou o debate público que resultou na Lei Maria da Penha, sancionada três anos depois.

Leo (Jackson Antunes) recorria à brutalidade para controlar a esposa
Leo (Jackson Antunes) recorria à brutalidade para controlar a esposa
Foto: Divulgação/TV Globo

Leo, ‘A Favorita’ (2008/2009)

Catarina (Lilia Cabral) engolia a seco as humilhações, os xingamentos e as ameaças do marido bruto, Leo (Jackson Antunes).

Ele a chamava de “imprestável” e ridicularizava sua aparência cansada. Era igualmente cruel com os filhos.

Exausta dos maus-tratos, Catarina se libertou do casamento infeliz após ameaçar o marido com uma faca de cozinha. O crápula acaba preso por tentativa de estupro contra uma vizinha.

Ao sair da cadeia, enfrentou o desprezo de todos e se afundou no alcoolismo.

Oscar (Luiz Carlos Arutin) se fingia de bonzinho e doente para explorar e enganar a mulher
Oscar (Luiz Carlos Arutin) se fingia de bonzinho e doente para explorar e enganar a mulher
Foto: Reprodução

Oscar, ‘A Gata Comeu’ (1985)

Este é um caso em que o homem tóxico foi representado de maneira cômica. 

Oscar (Luiz Carlos Arutin) fingia problemas de saúde para não trabalhar e ser paparicado pela mulher, Ceição (Dirce Migliaccio).

Enquanto ela lutava pelo sustento da família, o boa-vida ia passear pelas ruas do Rio, onde seduzia mulheres com sua conversa fiada.

Demorou para a verdade vir à tona. Quando descobriu que o marido era um mau-caráter, Ceição cortou as mordomias e o obrigou a trabalhar.

Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra