Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como identificar alguém que apenas finge ser uma boa pessoa, segundo a psicologia

Pessoas maldosas tentam passar despercebidas fingindo bondade quando, na verdade, só querem manipular você

3 nov 2025 - 15h38
Compartilhar
Exibir comentários
Ninguém é absolutamente bom ou completamente mau, pois vivemos num amplo espectro de emoções e intenções e, além disso, como seres humanos, somos cheios de contradições.
Ninguém é absolutamente bom ou completamente mau, pois vivemos num amplo espectro de emoções e intenções e, além disso, como seres humanos, somos cheios de contradições.
Foto: Reprodução, Prime Video / Purepeople

Todos nós temos sombras dentro de nós. Ninguém é absolutamente bom ou completamente mau, pois vivemos num amplo espectro de emoções e intenções e, além disso, como seres humanos, somos cheios de contradições. 

Reconhecer isso demonstra maturidade emocional, mas também devemos admitir que algumas pessoas possuem um grau maior de malícia. Pessoas que fingem ser boas, mas não são. Pessoas que aparentam ser gentis ou boas, mas têm intenções egoístas, manipuladoras ou até mesmo nocivas. A boa notícia é que podemos detectá-las se observarmos seu comportamento.

Eles te enchem de elogios, mesmo mal te conhecendo

É verdade que precisamos superar o medo de aceitar elogios, mas se você acabou de conhecer alguém e essa pessoa está te enchendo de bajulação de forma exagerada, sem justificativa e sem parecer genuína, ela pode estar tentando te manipular ou ganhar sua confiança. Aliás, narcisistas usam elogios como arma porque nossos cérebros evoluíram para perceber a desaprovação social como uma ameaça real, e elogios e validação como algo agradável.

Eles são amigáveis, mas com nuances

Se alguém é gentil na companhia de outras pessoas, mas não quando está sozinho, é porque essa pessoa não é genuinamente gentil. E se alguém só é gentil se receber algo em troca, é porque também não é verdadeiramente gentil. 

Neste último caso, trata-se de uma tática de manipulação baseada na falsa reciprocidade, como explicou Robert Cialdini em "Influência: A Psicologia da Persuasão". 

Na revista Psychology Today, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Amou 'Bebê Rena' e 'Adolescência'? Essa nova produção ELETRIZANTE da Netflix, com apenas cinco episódios, vai ser sua próxima obsessão

'A vida vai ser muito difícil sem você': Juliana Marins ganha texto de chorar da irmã após corpo ser içado de vulcão na Indonésia

OPINIÃO | 9 momentos constrangedores de Virgínia Fonseca na CPI das Bets provam que ser influencer é bem diferente de ser coerente

Kate Middleton mira no trono! Bastou apenas um look para a Princesa de Gales provar que está pronta para ser a nova Rainha

O que significa usar unhas quadradas segundo a psicologia? 20 fotos de nail arts no formato para se inspirar

Purepeople
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade