Como a periferia criou relação expressiva com a audiência e levou força ao entretenimento
Em pesquisa, o resultado mostrou como a periferia tem uma relação expressiva com o entretenimento e consolida audiência de, por exemplo, novelas
As novelas da TV aberta parecem que estão queda, porém existem fatores que vão além de uma simples disposição de assistir a uma trama em horário nobre. Uma pesquisa de Tracking do instituto NÓS (Novo Outdoor Social) revelou que a relação do público de periferia com as plataformas de entretenimento está diretamente ligada a uma representatividade regional e evidenciam que as novelas não são um desgaste e, sim, faltam com um pouco do recorte social.
Em tempos com folhetins com tramas mirabolantes sobre inteligência artificial ou fortunas e disputa por poder, poucas delas tem um traquejo social para conversar com uma audiência. Três tramas atuais conseguem bons índices com suas relações com o público de periferia: Beleza Fatal, que conquistou primeiro lugar em 15 países; Garota do Momento com uma trama representativa e Volta por Cima com o aspecto do subúrbio e de uma mocinha batalhadora sendo o norte da novela.
No estudo, os dados coletados com moradores das comunidades de todo o Brasil, existe um ponto a se considerar: o entretenimento online segue firme e forte com suas plataformas mais famosas. Nos streamings, a popularidade da Globoplay é grande, porém o que reforça a integração desta parcela gigantesca do público são suas produções regionais, ou seja, as histórias contadas refletindo essa realidade, é um atrativo ainda maior para a permanência das assinaturas.
Emilia Rabello, CEO da NÓS, aponta que a favela não é um nicho e, sim, uma oportunidade de negócios. Ela explica: "Os dados de 2025 mostram que a classe C cresceu 3,8%, reforçando a importância de investir nessas regiões. As marcas que se comunicam de forma autêntica não apenas fortalecem sua imagem, mas também geram impacto social positivo".
Ainda na pesquisa, Instagram e YouTube aparecem como as redes sociais preferidas deste público. No primeiro caso, a rápida adesão aos vídeos curtos e a um algoritmo inteligente transformam todos os posts em conteúdos direcionais. Já no segundo, a mesma ferramenta pode levar milhares de criadores consolidados e novos para uma parcela grande da sociedade e construir um grande público.