1 evento ao vivo

Oscar 2018: Agnès Varda é representada por um cartaz de papelão de si mesma no almoço dos indicados ao prêmio

O codiretor da lendária cineasta francesa em Visages, Villages, o fotógrafo JR, homenageou a colega, que não pôde viajar para Los Angeles por causa da idade avançada.

9 fev 2018
12h34
  • separator
  • comentários

Agnès Varda (Cléo das 5 às 7) é a cineasta mais fofa de todos os tempos - e se você tem dúvidas, pergunte à versão de papelão da diretora, que a representou durante o almoço de boas-vindas aos indicados do Oscar 2018. Como não pôde viajar para Los Angeles devido à sua idade - a lendária cineasta, única expoente feminina da Nouvelle Vague, tem 89 anos, o que a torna a pessoa mais velha a ser indicada ao prêmio da Academia em toda a história -, o fotógrafo JR, seu codiretor em Visages, Villages, decidiu trazer Varda para a cerimônia da melhor e única forma possível.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Agnès couldn't make it to the Pre-Oscars celebration so ...

Uma publicação compartilhada por JR (@jr) em

"Agnès não pôde vir à celebração pré-Oscar, então..."

Além de ser mais um dos tradicionais gestos cômicos de Varda - a versão cartonada rendeu fotografias da diretora ao lado de nomes como Steven Spielberg, Sally Hawkins e Timothée Chalamet -, a ideia dos realizadores também é uma espécie de prolongamento da temática de Visages, Villages. Os dois diretores, "almas gêmeas de amizade", viajaram ao redor da França para gravar as histórias de pessoas comuns do interior do país europeu, registrando suas vidas e suas imagens através das imensas fotografias produzidas por JR, especialista em murais, em sua cabine fotográfica/carro. O resultado é um documentário "surpreendentemente leve, divertido, repleto de piadas verbais e imagéticas" - como define a crítica do AdoroCinema - sobre rostos comuns e vilarejos esquecidos.


Varda em papelão ao lado da equipe de A Forma da Água, o diretor Guillermo del Toro e o "monstro aquático" Doug Jones. E um gato, é claro.

Visages, Villages disputará o Oscar de Melhor Documentário no dia 4 de março contra quatro fortes concorrentes: Últimos Homens em Aleppo; Strong Island; Ícaro; e Abacus - Pequeno o Bastante Para Condenar. O que será que Varda e JR estão preparando para o caso de uma eventual vitória? Resta aguardar. Visages, Villages está em cartaz no Brasil.

AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade