"Fazer Alien foi um pesadelo": É seu filme mais famoso, mas Ridley Scott não queria que ninguém lhe dissesse o que fazer
Na época, o diretor ainda não havia se destacado e não suportava a interferência dos produtores de Hollywood.
Aos 86 anos, Ridley Scott é um dos diretores mais respeitados da indústria e, assim como o seu irmão, Tony Scott, o seu início profissional não foi no cinema, mas no mundo da publicidade. Na época, o cineasta fundou sua produtora e percebeu que seu talento criativo poderia levá-lo a outros patamares.
Assim, Ridley Scott dirigiu seu primeiro filme, Os Duelistas, em 1977, quando já tinha 40 anos. Como ele próprio reconhece, o trabalho teria influência na forma como abordaria a nova etapa do seu percurso de vida, visto que já era um homem maduro, com estabilidade econômica, ideias muito claras e pouca vontade de aceitar opiniões de produtores.
Em recente entrevista ao The Telegraph, o diretor britânico falou sobre sua carreira e revelou que Alien, o 8º Passageiro, um de seus filmes mais famosos, também foi um dos mais difíceis de suportar durante o período de produção.
"Nos primeiros dias, quando eu não tinha feito meu nome, fazer Alien foi um pesadelo, porque tive que explicar cada movimento… Eu tinha 42 anos, era independente e tinha boa situação, então não queria um produtor de Hollywood me dizendo o que fazer. Durante Os Duelistas, me fizeram perguntas estúpidas. Durante Alien, eles me fizeram perguntas ainda mais estúpidas".
Isso me deixou bastante irritado.
Embora com Os Duelistas ele já tivesse chamado a atenção da crítica e até tido bastante destaque no Festival de Cannes daquele ano, o filme que realmente o colocou no mapa de Hollywood foi Alien, ficção…
É uma obra-prima da ficção científica: O vilão do filme convenceu Ridley Scott a mudar o final