PUBLICIDADE

'Bebê Rena': A experiência traumática que se tornou a série mais vista da Netflix

Inspirada em acontecimentos reais, minissérie de sete episódios atingiu o topo das séries mais vistas da plataforma de streaming.

23 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A série 'Bebê Rena' está disponível na Netflix e é baseada na peça teatral homônima de Richard Gadd, cuja história narra a perseguição de um comediante por uma mulher mais velha.
'Bebê Rena', minissérie que está fazendo sucesso na Netflix
'Bebê Rena', minissérie que está fazendo sucesso na Netflix
Foto: Ed Miller/Netflix

Desde que estreou na Netflix, a série 'Bebê Rena' foi ganhando notoriedade pouco a pouco. Hoje no topo do ranking das séries mais assistidas na plataforma, a atração até aparenta ser inofensiva, daquelas que você escolhe para assistir após um dia cansativo em que busca apenas algo leve e divertido. 

Mas se este é o seu pensamento, é melhor se preparar: 'Bebê Rena' é, na verdade, o total oposto. 

O que é 'Bebê Rena'?

Adaptada da peça teatral homônima de Richard Gadd, a minissérie cativou os assinantes da gigante do streaming e deixou todos os que terminaram de assisti-la em choque. A trama, inspirada em eventos reais que aconteceram com o próprio Gadd, conta a história de um comediante que começa a ser perseguido por uma mulher mais velha, Martha (Jessica Gunning). O que se desenrola depois disso é melhor que você veja com seus próprios olhos. 

Para quem gostou de 'I May Destroy You', disponível na Max, 'Bebê Rena' é um prato cheio. O que começa com Donny (Gadd) oferencendo uma xícara de chá a uma mulher solitária, por pura simpatia, se transforma em uma trama distorcida e perturbadora que envolve assédio sexual e o rapaz sendo obrigado a confrontar seus próprios traumas. 

Em entrevista concedida à revista Variety, Gadd contou que sempre acreditou que a história tinha potencial para a TV.

"Em termos de desenvolvê-la dos palcos para uma série, foi bem difícil. A peça em si era um monólogo em que eu falava sobre minha vida. Era eu e um banquinho (...) Então, transformar um monólogo de 70 minutos em sete episódios, múltiplos personagens e diferentes arcos narrativos foi uma grande pressão."

O que é real e o que é ficção?

'Bebê Rena', minissérie que está fazendo sucesso na Netflix
'Bebê Rena', minissérie que está fazendo sucesso na Netflix
Foto: Ed Miller/Netflix

Gadd conta que, "emocionalmente, toda a trama é 100% verdadeira, se é que isso faz sentido". No entanto, ele mesmo admite que partes da história foram imaginadas ou modificadas. 

"Tudo é emprestado de instâncias que aconteceram comigo e pessoas reais que eu conheci. É claro, você não pode colocar ali a realidade exata, por motivos legais e artísticos. Há certas proteções, você não pode simplesmente copiar a vida de alguém, dar um nome e colocar na televisão", contou o criador

"Obviamente, estávamos cientes de que alguns personagens são pessoas vulneráveis, e não queríamos dificultar ainda mais suas vidas. Você precisa mudar uma coisa ou outra para proteção."

O autor explica também que, para manter a trama interessante do ponto de vista narrativo, é necessário alterar alguns acontecimentos.

"Do ponto de vista artístico, boa parte do stalking é entediante (...) Você precisa fazê-la ser visualmente interessante. Em porcentagem, eu não saberia dizer, mas é uma história muito real. Vem da verdade emocional, e eu acho que é por isso que as pessoas se identificam tanto."

Revivendo o trauma

Para Gadd, reviver toda a experiência mais uma vez durante as filmagens da série foi difícil. "É claro que isso afeta e deixa uma marca em você", refletiu. Mas, ao mesmo tempo, sinto que revisitar a dor pode levar a um entendimento melhor das coisas". 

Ainda assim, ele não quer mergulhar ainda mais no que aconteceu. "Não posso responder nada disso", finalizou, ao ser questionado sobre o que aconteceu com a verdadeira Martha e se ele sentiu medo de ser abordado por ela novamente. "Mas, considerando onde as coisas terminaram na realidade, não é uma preocupação para mim."

Os sete episódios de 'Bebê Rena' estão disponíveis para streaming na Netflix. 

8 ótimos suspenses brasileiros para ver no streaming 8 ótimos suspenses brasileiros para ver no streaming

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade