0

Mostra traz filmes clássicos nacionais dos últimos 30 anos em sessões gratuitas

Sessões integram as comemorações de 30 anos do grupo Itaú Cultural.

10 ago 2017
19h05
  • separator
  • comentários

Todas as unidades do Espaço Itaú de Cinema no Brasil vão receber a Mostra Itaú Cultural 30 Anos de Cinema Brasileiro , que começou nesta quinta-feira (10) e vai até o dia 16 de agosto, quarta-feira. Com sessões gratuitas, a iniciativa terá enfoque em produções nacionais de destaque das últimas três décadas e foi realizada para celebrar os 30 anos do Instituto Itaú Cultural.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

A programação conta com filmes de cineastas pioneiros, campeões de bilheteria, obras importantes da Retomada, produções indicadas ao Oscar, documentários elogiados pela crítica e longas multi-premiados em festivais nacionais.

Integram a mostra A Dama do Cine Shanghai (1987), de Guilherme de Almeida Prado; Carlota Joaquina - Princesa do Brazil (1995), de Carla Camurati; Central do Brasil (1998), de Walter Salles; Bicho de Sete Cabeças (2000), de Laís Bodanzky; Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles; O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), de Cao Hamburger; O Palhaço (2011), de Selton Mello; Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), de Daniel Ribeiro; O Menino e o Mundo (2014), de Alê Abreu; e O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho; entre outras produções.

Além das sessões realizadas no espaços Itaú de Cinema nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia, além do Distrito Federal, a mostra traz ainda a exibição de quatro filmes online no Canal do Itaú Cultural. Anjos da Noite (1987), de Wilson Barros; Santo Forte (1999), de Eduardo Coutinho; A Negação do Brasil (2000), de Joel Zito Araújo; e Ela Volta na Quinta (2014), de André Novais Oliveira, ficam disponíveis para streaming até o dia 16, que marca o encerramento da mostra.

"Não se trata única e exclusivamente de uma seleção de melhores filmes, mas, principalmente, de obras representativas de movimentos estéticos, ciclos econômicos, de produções independentes até as de grande orçamento, filmes que apresentam temáticas importantes de serem debatidas e que marcaram a história do cinema nacional", observa Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural.

Ao todo, 36 filmes serão exibidos em 198 sessões gratuitas. Confira a lista completa e a programação no site do Espaço Itaú de Cinema.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade