0

Aos 88 anos, morre o cineasta italiano Vittorio Taviani

Paolo e Vittorio deixaram a marca dos Irmãos Taviani no cinema mundial com filmes como Pai Patrão e César Deve Morrer.

16 abr 2018
10h23
atualizado às 13h10
  • separator
  • comentários

Vittorio Taviani, diretor e roteirista com mais de 60 anos de carreira ao lado do irmão Paolo Taviani, faleceu após um longo período adoecido, informou sua filha à mídia italiana (via Deadline ). A morte do cineasta de 88 anos interrompe uma das duplas mais celebradas da história do cinema europeu.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Os Irmãos Taviani se tornaram famosos na Itália na década de 1960, quando lançaram filmes como Os Fora da Lei do Casamento e Os Subversivos . Em 1977, a consagração com o filme Pai Patrão, ganhador da Palma de Ouro, em Cannes, e tantos outros prêmios mundo afora. Os longevos cineastas ganhariam outro troféu muito importante em 2012: o Urso de Ouro, em Berlim, com o belo docudrama César Deve Morrer .

A sinergia entre os Irmãos Taviani era tamanha que o lendário ator Marcello Mastroianni se referia a cada um deles, individualmente, como um só: "PaoloVittorio". Outro aspecto característico da dupla é a adaptação de obras literárias de artistas clássicos, como Pirandello (Kaos, Tu Ridi), Tolstói ( Noites Com Sol, Ressurrezione ), Goethe (As Afinidades Eletivas ) e Boccaccio (Maravilhoso Boccaccio ).

Artistas clássicos que se despediram esse ano
AdoroCinema

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade