PUBLICIDADE

Morre Len Wein, criador do Wolverine e do Monstro do Pântano

Famosos lamentam o falecimento da lenda dos quadrinhos.

11 set 2017 - 08h54
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Len Wein, cocriador do Wolverine para a Marvel e do Monstro do Pântano para a DC, faleceu neste domingo (10), aos 69 anos. O quadrinista sofria com problemas de saúde, mas a causa de sua morte ainda não foi revelada.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Chefe da DC Entertainment, Diane Nelson publicou que "Len Wein foi uma das pessoas e lendas dos quadrinhos mais bem-vindas" em seu tempo no comando da empresa. "Ele escreveu ou editou praticamente todo grande personagem da DC - é difícil achar uma faceta ou mundo da DC que Len não tenha tocado. Eu, a DC e a indústria sentiremos muita falta dele e de seu talento", declarou Diane.

Escritor de quadrinhos do Demolidor, do universo ultimate do Homem-Aranha e outros, Brian Michael Bendis foi o primeiro a divulgar seu falecimento, enaltecendo sua importância para o universo X-Men. A personificação de sua maior criação também prestou homenagem: "Foi uma bênção ter conhecido Len Wein. Eu o conheci em 2008. Eu lhe disse que de seu coração, de sua mente e de suas mãos surgiu o maior personagem dos quadrinhos", escreveu Hugh Jackman.

Nascido no dia 12 de junho de 1948, Len Wein iniciou a carreira publicando fanzines com seu amigo Marv Wolfman, tendo vendido seus primeiros roteiros para a DC em 1968. Reconhecido por seu trabalho em Os Jovens Titãs, sua primeira consagração foi a criação do Monstro do Pântano com Bernie Wrightson. Nos anos 70, ele mudou para a Marvel e cocriou o Wolverine com os artistas John Romita e Herb Trimpe. Na década seguinte, Wein editou a aclamada Watchmen, de Alan Moore.

"Nem todo escritor consegue ser um bom editor", observa o presidente e diretor criativo da DC Entertainment Geoff Johns. "Mas Len merece o mesmo crédito pelos dois talentos. Ele ajudou a revitalizar todo o Universo DC."

Por tamanho talento e prestígio, Len Wein entrou no hall da fama dos quadrinhos, em 2008, ao lado de ninguém menos que Will Eisner.

AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade