Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Margareth Menezes lança agenda de verão com volta ao tradicional 'Os Mascarados' e homenagem a 25 anos do álbum Afropopbrasileiro

Ministra entra de férias para cumprir agenda de verão, que inicia com show com participações especiais de Carlinhos Brown e Gilberto Gil

31 jan 2026 - 12h06
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Margareth Menezes celebra os 25 anos do álbum Afropopbrasileiro com show em sua agenda de verão, que inclui a retomada do bloco Os Mascarados no carnaval de Salvador após cinco anos.
Margareth Menezes lançou a sua programação de verão em evento em Salvador, na sexta-feira, 30
Margareth Menezes lançou a sua programação de verão em evento em Salvador, na sexta-feira, 30
Foto: Victor Fernandez/Divulgação

Margareth Menezes é, acima de tudo, artista. Depois, vem o cargo de ministra de Cultura. Por essa lógica, a cantora diz que não abre mão de tirar suas férias dos afazeres do Ministério quando vai se aproximando o carnaval. Este ano, os fãs de Maga podem celebrar ainda mais: ela voltará a comandar o tradicional bloco sem cordas Os Mascarados, que desfila na quinta-feira, 12, no circuito Barra-Ondina. 

"O carnaval é um dos espaços onde eu aprendi a exercitar a minha profissão. Eu sou artista que veio do palco, sei fazer o carnaval", disse Margareth, que complementou ser muito especial voltar a puxar o trio dos Mascarados após cinco anos. Durante esse período, Maga não ficou completamente afastada do bloco, tendo subido ao trio como participação especial. 

Em Salvador, nesta sexta-feira, 30, Margareth Menezes lançou sua agenda completa do período de verão. A temporada se inicia neste sábado, 31, com um show que celebra os 25 anos do álbum Afropopbrasileiro, no Candyall Guetho Square. No palco, subirão algumas lendas da música baiana, como Carlinhos Brown, o também ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, o Ilê Ayê, a Banda Didá, Olodum e mais. 

Aos convidados e à imprensa, ela relembrou o nascimento do icônico álbum, o sexto de sua carreira. "Se existe pop rock, como que não existe afropop no Brasil?", se perguntou Margareth lá em 1992, em uma viagem para fora do País. Ela contou que foi essa sementinha que deu origem, anos depois, ao Afropopbrasileiro, com influências dos blocos afros que se fundiram à música de Margareth.  

"Se existe toda essa referência que nos diferencia diante do Brasil, diante do mundo, na nossa terra, porque é que também nos lugares de protagonismo dessa visão, dessa cultura, não estão as caras das pessoas negras também?", provocou. 

"O movimento Afropopbrasileiro era uma provocação. Porque na minha história, na minha carreira, que ano que vem completo 40 anos de carreira, eu passei 8 anos sem gravadora nessa terra, exatamente no momento em que a Axé Music estava nos maiores destaques. Então, eu tive que inventar, reinventar, articular o que fazer para abrir também, trazer um pouco de luz, trazer um pouco de protagonismo, incomodar. Eu fui a mosca que posou na sopa naquele momento", disse Margareth.

No carnaval de Salvador, além do bloco Os Mascarados, Margareth Menezes também puxa o Trio da Cultura, em que a ministra recebe convidados. Este ano, duas cantoras acompanham Maga, também no circuito Barra-Ondina, na sexta-feira, 14. São elas: Luedji Luna e Josyara. 

A cantora também puxará um trio independente no circuito Campo Grande, na terça-feira, 17 de fevereiro. Por fim, Margareth encerra a agenda de carnaval com uma apresentação no Rio de Janeiro, no Camarote Folia Tropical, já no desfile das campeãs. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade