Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jurada penaliza Mocidade Independente por associar Rita Lee ao título de 'padroeira' e escola reclama

Segundo jurada Mônica Mançur, o termo teria descaracterizado a proposta apresentada pela escola

19 fev 2026 - 21h13
(atualizado às 21h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Mocidade Independente de Padre Miguel abre a segunda noite de desfiles do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira, 16, com o enredo 'Rita Lee, a padroeira da liberdade'
Mocidade Independente de Padre Miguel abre a segunda noite de desfiles do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira, 16, com o enredo 'Rita Lee, a padroeira da liberdade'
Foto: Douglas Shineidr/Especial para o Terra

A Mocidade Independente de Padre Miguel usou as redes sociais para reclamar da justificativa apresentada por uma juíza ao atribuir uma nota baixa ao quesito enredo. Segundo Mônica Mançur, o uso do termo “padroeira” teria descaracterizado a proposta apresentada pela escola.

“A associação da figura de Rita Lee a qualquer título de ordem convencional (religiosa ou não), como no caso de ‘padroeira’, desconstrói o recorte libertário do enredo apresentado. Por essa razão, retira-se um décimo”, explicou a jurada.

A escola, que desfilou com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, argumentou que a expressão era utilizada pela própria cantora para se referir a si mesma. “Ela [a jurada] só esqueceu de ler que a própria Rita Lee se chamava assim. Difícil, né? Alguém explica?”, afirmou a Mocidade.

A Mocidade também compartilhou uma declaração feito por Rita à Rolling Stone, em que ela declara que preferia ser chamada de “padroeira da liberdade” a “rainha do rock”. “Acho um tanto cafona”, disse na ocasião.

O diretor de cultural da escola, Thiago Tuzi, também criticou Mançur. "Trabalho de 1 ano sendo julgado por gente burra e ignorante! A jurada tirou ponto da Mocidade Independente porque a associação de Rita ao termo "Padroeira" desconstrói o teor libertário do enredo. Qual o mínimo que se espera de uma jurada de enredo? Que estude a p*rra do enredo c*ralho!!! Não fez o básico do básico. Mostrou total inaptidão para estar ali. Tem que ser afastada!!!", escreveu em seu perfil no X. 

A polêmica veio à tona após a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgar, nesta quinta-feira, 19, as justificativas das notas atribuídas às agremiações.

*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade