PUBLICIDADE

Jeitinho brasileiro leva Carnaval às ruas de Buenos Aires

Há 3 anos, bloquinho carnavalesco Cordão de Prata promove folia bem brasileira na Argentina

3 mar 2019 - 01h48
Compartilhar
Exibir comentários
Cordão de Prata: o bloquinho brasileiro que sacode a Argentina há 3 anos
Cordão de Prata: o bloquinho brasileiro que sacode a Argentina há 3 anos
Foto: Artur Ziguratt / Divulgação/Cembra

O Carnaval é o feriado preferido dos brasileiros, mas não apenas daqueles que vivem no Brasil. Na Argentina, por exemplo, imigrantes que vivem estão mudando a forma de se celebrar o Carnaval e aos poucos vão implantando a cultura dos bloquinhos. Há 3 anos, foi criado o Cordão de Prata, um jeitinho bem brasileiro de curtir a folia entre os Hermanos.

Organizado pelo Centro de Estudos da Música Brasileira (Cembra), o grupo segue exatamente o que a tradição pede: fantasia, brilho, instrumentos improvisados e ocupação das ruas. Segundo a organização, em 2017, foram apenas 100 pessoas, mas neste ano, o número saltou para aproximadamente mil.

Com diversos ritmos tocados pela bateria, o cortejo cruzou o bairro de Almagro na capital portenha e transformou o local em um pedacinho de Brasil, neste fim de semana.

O choque cultural é muito fácil de ser entendido: há oito anos, a data nem sequer era considerada um feriado na Argentina. O Carnaval havia sido excluído da lista de recesso dos hermanos em 1976.

Veja também:

Fonte: ED
Compartilhar
Publicidade
Publicidade