PUBLICIDADE

Imunização: a importância das vacinas durante o Carnaval

Ter as vacinas em dia garante uma festa com mais diversão, alegria e saúde

17 fev 2020 - 11h00
Compartilhar
Exibir comentários
importância da vacina no carnaval
importância da vacina no carnaval
Foto: Freepik/Reprodução

Às vésperas da folia, muitas pessoas já deram aquela conferida nas tendências deste Carnaval. Máscaras, fantasias, looks e maquiagens já devem ser pensados antes, para brilhar ainda mais na avenida. Mas, e a vacina? Tá ok?

Muitas pessoas desconhecem a importância de estar com o calendário de vacinas atualizado. Em dias de festa, especialmente. Isso porque a grande aglomeração de pessoas seja nos bloquinhos de ruas, nos desfiles de carnaval ou em micaretas, são ambientes propícios para o contágio de possíveis doenças.

Prevenção é sempre o melhor remédio
Prevenção é sempre o melhor remédio
Foto: Freepik/Reprodução

Considerado o país do futebol e do Carnaval, todo ano, o Brasil recebe milhões de visitantes de várias regiões do país e do mundo. No ano passado, segundo a Empresa de Turismo do Munícipio do Rio de Janeiro (Riotur), o fluxo de pessoas que curtiram a festa carnavalesca na cidade maravilhosa, ultrapassou mais de 3 bilhões, só por aí dá pra ter ideia de como o Carnaval brasileiro é famoso mundo afora.

Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza sobre a importância de estar com o calendário vacinal em dia, e assim aproveitar a folia sem possíveis contratempos.  Uma atenção especial que a OMS vem dando, para além de outras doenças, é o Sarampo, a doença é contagiosa e caso o seu tratamento seja ignorado, a doença pode levar a morte.

Além das Doenças Sexualmente Transmissíveis, como: Herpes, Aids, Sífilis, Gonorreia e Hepatite B, outras doenças devem ser levadas em consideração. Tuberculose, Catapora, Caxumba, Rubéola e Meningite Meningocócica, por exemplo, são transmitidas pelas vias respiratórias e segundo médicos, ambientes com grande concentração de pessoas podem favorecer o surgimento de uma possível epidemia local.

Doenças sexualmente transmissíveis podem ser evitadas
Doenças sexualmente transmissíveis podem ser evitadas
Foto: unsplash/Reprodução

O melhor de tudo é que a prevenção para grande parte dessas doenças pode acontecer de forma gratuita para a população. Isso porque muitas dessas vacinas são disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Confira abaixo um guia de quais são as vacinas tomar, atualize já o seu cartão e caia na folia! 

Triplice Viral

Protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, prazo estimado de 15 dias para conferir imunidade.

Febre Amarela

Protege contra a doença viral, transmitida por mosquitos infectados. Para pessoas que vão viajar para áreas de risco é importante estar com a vacina em dia, pois o seu prazo para conferir imunidade é de 10 dias.

Hepatite B

E para quem pensa que o HIV é o único vilão do Carnaval, está muito enganado. A Hepatite B também é uma doença sexualmente transmissível e que pode ser evitada. Basta comparecer a um posto médico com algum documento de identificação e o cartão de vacina. O tempo médio para conferir imunidade é de até 15 dias após fim do ciclo.

Dupla Adulto

A DT como é geralmente conhecida protege contra Difteria e Tétano, o tempo médio para conferir imunidade pode ser apresentado em até 15 dias.

Agora que você já sabe da importância da vacinação durante a festa carnavalesca compareça a um posto médico mais próximo e coloque a sua imunidade em dia. 

Veja também

Munik Nunes aposta em tomara que caia e saia com franjas para ensaio de carnaval:
Fonte: ED
Compartilhar
Publicidade
Publicidade