PUBLICIDADE

Dois grandes atores se desentendem com a Globo por motivos diferentes 

Politizados e destemidos, Osmar Prado e Humberto Martins não poupam críticas à emissora

20 abr 2024 - 12h56
Compartilhar
Exibir comentários

Quem tem medo da Globo? A maioria dos atores jamais questiona o canal mais importante da televisão brasileira. Teme não ser chamado para novos trabalhos. Não é o caso de dois artistas com voz respeitada dentro e fora do cenário artístico.

Humberto Martins manifestou descontentamento com a emissora em entrevista ao ‘Aloha Podcast’, do surfista Rico de Souza. “Teve novelas que eu pedi para sair mesmo, de tanta bagunça, tanta degradação e incompetência da parte da produção”, contou. Sabe-se que ele deixou ‘Kabanacan’ (2003) e ‘Verão 90’ (2019).

Disse não aceitar que “privilégios” a determinados atores prejudiquem o trabalho de outros. Em 2022, após três anos afastado da Globo e já sem contrato fixo, recebeu convite da amiga Gloria Perez para fazer ‘Travessia’.

Martins acredita que a autora de novelas precisou batalhar muito na direção da TV para que fosse recontratado. Tem noção de que as críticas e sua autonomia desagradam pessoas poderosas no canal.

O posicionamento político – foi apoiador de Jair Bolsonaro e, depois, optou pela neutralidade – também causou controvérsia. Grande parte dos colegas de televisão se declara antidireita. Alguns militam por Lula.

Aos 63 anos, Humberto mora no estado norte-americano da Flórida, onde aproveita a vida em contato com a natureza. Não demonstra preocupação em voltar à Globo. O ator será visto no filme ‘O Auto da Compadecida 2’, com estreia marcada para dezembro.

No outro lado do espectro político está Osmar Prado, 76 anos, artista com forte atuação na esquerda. Em 2022, ao receber o prêmio ‘Melhores do Ano’ no ‘Domingão com Huck’ pelo desempenho como Velho do Rio em ‘Pantanal’, ele atacou o governo Bolsonaro.

“Conseguimos com a novela, dar um pouco de alegria para o nosso povo, que foi muito maltratado nesses últimos quatro anos. Nosso povo foi desrespeitado nesses últimos quatro anos.”

Apesar do sucesso do personagem no remake, Osmar não teve o contrato renovado. Pouco depois, o chamaram para fazer a novela do Globoplay ‘Guerreiros do Sol’, ainda não lançada. Recusou na hora.

“Uma pessoa que nem conhecia me ligou para negociar salário por telefone e me ofereceu menos do que eu ganhava, imagina, nunca vi uma coisa assim na Globo”, relatou a Dirceu Alves Jr., no ‘Estadão’. “Nunca aceitei humilhação na minha carreira.”

Nos últimos anos, todos os atores receberam proposta de salário menor devido à política de reestruturação financeira no grupo de comunicação da família Marinho.

Osmar foi sondado ainda para uma participação em ‘Renascer’. Seria uma homenagem pela interpretação de Tião Galinha na versão original de 1993. O artista disse ‘não’. Alegou compromisso com o teatro e que sua presença poderia atrapalhar Irandhir Santos, intérprete do personagem no remake.

Humberto Martins e Osmar Prado verbalizam o que inúmeros ex-globais pensam, mas não têm coragem de dizer por receio de nunca mais serem escalados pela Globo: os veteranos que fizeram história na teledramaturgia do canal estão sendo substituídos por atores jovens que custam bem menos e não reclamam de nada.

Com grandes trabalhos no currículo, Osmar Prado e Humberto Martins não se curvam à Globo
Com grandes trabalhos no currículo, Osmar Prado e Humberto Martins não se curvam à Globo
Foto: Reproduções/TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade