Carnaval em SP: blocos unem orgulho LGBTI+ e redução de danos
Blocos Ezatamentchy e Somos Todos Carmen levam acessibilidade em Libras e ações de conscientização às ruas de Santa Cecília
O Carnaval de São Paulo ganha, mais uma vez, espaços dedicados a festas com propósito, unindo diversidade, inclusão e responsabilidade social. Os blocos Bloco do Ezatamentchy e Somos Todos Carmen desfilam com uma programação voltada à valorização da cultura LGBTI+, ao enfrentamento da violência contra a mulher e à promoção de informação e cuidado durante a folia, tendo o bairro de Santa Cecília, no centro da capital, como palco dos cortejos.
A segunda-feira de folia, 16 de fevereiro, começa com o desfile do Somos Todos Carmen. Inspirado na figura de Carmen Miranda, o bloco tem como eixo central o enfrentamento à violência contra a mulher e reúne milhares de foliões em um cortejo marcado pela diversidade e pelo engajamento social. A concentração acontece a partir das 12h, em frente ao Cabaret da Cecília, espaço emblemático do circuito cultural do bairro. Entre as atrações confirmadas estão Graziela Medori, Elisa Dias, Jaina Elne, MC Marie, Renata Peron, Lana Miranda e a banda As Carminhas.
Na terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, é a vez do Bloco do Ezatamentchy, referência na visibilidade e no protagonismo de artistas travestis e transexuais, ganhar as ruas. A concentração também ocorre a partir do meio-dia, em frente ao Cabaret da Cecília. O desfile contará com um line-up de protagonismo trans, incluindo Katy da Voz e as Abusadas, Bixarte, Valéria Barcellos, Divana Montez, Diva Menner, Heitoraaaaaaaa, Felippa, Dogge e Lafetah.
Além da programação musical, os dois blocos promovem ações de educação e conscientização sobre redução de danos durante os desfiles. Profissionais especializados estarão presentes em uma tenda temática, oferecendo informações, materiais educativos e orientações voltadas à promoção de escolhas mais conscientes ao longo do Carnaval.
A iniciativa inclui a distribuição gratuita de leques informativos, que aliam alívio para o calor a conteúdos sobre os efeitos da combinação de substâncias legalizadas (como álcool e nicotina) e não legalizadas (como maconha, metanfetamina e outras), além de QR com acesso a materiais digitais. Para a realização das ações, os blocos contam com parcerias institucionais da revista online Breeza e do Centro de Convivência É de Lei - organização sem fins lucrativos com quase duas décadas de atuação em políticas de redução de danos. Como parte do cuidado ampliado com os foliões, haverá, ainda, distribuição de materiais de prevenção ao HIV pela Impulse São Paulo.
Ambos os desfiles também contarão com intérpretes de Libras ao longo de todo o trajeto, em parceria com o Deafs Festival, reforçando o compromisso dos blocos com a acessibilidade e a inclusão.
Com expectativa de público superior a 15 mil pessoas por dia, os desfiles do Ezatamentchy e do Somos Todos Carmen reforçam Santa Cecília como um dos territórios mais vibrantes do Carnaval paulistano; um espaço onde festa, cultura, diversidade e redução de danos caminham juntos.
A Philip Morris Brasil (PMB), apoiadora dos blocos por mais um ano, reforça seu compromisso com a diversidade e a inclusão, seja em suas políticas internas ou em grandes eventos culturais. A empresa mantém grupos de afinidade voltados à D&I, como o Stripes, que apoia iniciativas sociais ligadas à comunidade LGBTI+ e integra, desde 2018, o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+. A PMB já foi reconhecida duas vezes com o Selo Municipal de Cidadania e Diversidade da Prefeitura de São Paulo e, em 2022, foi nomeada pela Human Rights Campaign como um dos melhores lugares do Brasil para pessoas LGBTs trabalharem.
Confira os horários dos desfiles oficiais:
Bloco Somos Todos Carmen
Data: 16 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: a partir das 12h
Local: Rua Fortunato, 35 – em frente ao Cabaret da Cecília (Santa Cecília)
Bloco do Ezatamentchy
Data: 17 de fevereiro (terça-feira)
Horário: a partir das 12h
Local: Rua Fortunato, 35 – em frente ao Cabaret da Cecília (Santa Cecília)