De princesa a rainha, Mayara Lima celebra posto: "Estou no cargo maior que poderia estar"
Mayara Lima estreia na função de rainha depois de ter viralizado como princesa no carnaval de 2022
A passista Mayara Lima vai conseguir a façanha de fazer duas estreias seguidas no carnaval carioca. No atípico carnaval de 2022, ela estreou como princesa de bateria da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti. Neste ano, ela retorna à Sapucaí, mas como rainha de bateria da escola.
No ano passado, os passos sincronizados com a bateria fizeram seu perfil nas redes sociais bombar de novos admiradores, entre eles famosos. Após a repercussão, passou uma temporada na Europa, onde deu aulas de samba e quando voltou, em julho, foi direto para dar aula na comunidade. A prepração para ser rainha se intensificou às vésperas do carnaval.
"A gente que vive disso está sempre preparada. Mas, é claro, quando chega perto da data, a gente intensifica o preparo com treinos na academia, dieta regrada e tudo que pode ajudar a gente a ter saúde do corpo e da mente para poder dar conta de tudo", conta.
E Mayara mostrou que está pronta para entrar na Sapucaí neste ano. Assim como em 2022, sua sincronia com a bateria arrancou elogios até mesmo de outras rainhas, como Sabrina Sato.
Ligada ao samba desde que nasceu, Mayara revelou, em entrevista exclusiva ao Terra, quais são as suas inspirações à frente da bateria e qual a sua opinião sobre famosas que ocupam o cargo. Apesar, no entanto, desse vínculo, ela admite que chegou no posto máximo na escola.
"Estou no cargo maior que eu poderia estar no carnaval. Já fui passista, já fui musa, fui princesa e hoje eu sou rainha de bateria, e foi tudo pelo meu esforço, meu mérito, então, eu sou uma pessoa completamente realizada", diz.
Confira a entrevista completa a seguir!
Como você entrou no samba?
Eu sou do samba desde que eu me entendo por gente. Quando eu comecei a entender as coisas, de fato, vi que eu fazia parte desse mundo. Também tive exemplos em casa: da minha avó, que foi rainha de bateria, e do meu tio, que foi mestre de bateria. Mas quem me levou para uma escola de samba foi a minha mãe. Foi ela que me apresentou o que era uma escola de samba.
Como é o caminho para se tornar princesa de uma bateria?
Uma escola de samba é organizada por segmentos. Existem as musas, as princesas e a rainha de bateria. É como se a princesa estivesse um cargo acima da musa, mas elas vêm à frente da bateria, ao lado da Rainha. Geralmente, é alguém que pode representar a comunidade de origem da escola.
Como é a preparação para ser rainha de bateria?
Eu trabalho com carnaval o ano inteiro, principalmente, no último ano, que o carnaval foi fora de época. Eu não parei. Logo depois, fui dar aula de samba na Europa. Em julho, voltei direto para as atividades na escola, e continuo dando aula. A preparação é maior do que estar pronta para os quatro dias de carnaval. A gente que vive disso está sempre preparada. Mas, é claro, quando chega perto da data, a gente intensifica o preparo com treinos na academia, dieta regrada e tudo que pode ajudar a gente a ter saúde do corpo e da mente para poder dar conta de tudo.
Em quais rainhas você se inspira?
Quando eu comecei a visitar escola de samba, talvez por falta de oportunidade, eu só via as pessoas da própria escola. Não tinha essa questão de internet. As rainhas que eu admirava são rainhas que eu admiro até hoje, como Soninha Capeta, Evelyn Bastos, Bianca Monteiro e Raissa Oliveira, que já saiu do cargo mas é uma eterna rainha por causa do tamanho do legado que ela deixou.
Você acredita que também pode ser inspiração para outras meninas?
Eu ouço isso diariamente, e fico muito feliz, apesar do tamanho da responsabilidade. É lindo ser rainha de bateria, você realiza muitos sonhos. Toda menina que é passista sonha em ser rainha, então, representá-las também é o sonho. Meu maior intuito à frente da bateria é representar as meninas que sonham com isso, não deixar o sonho delas morrerem, que elas também podem ser o que quiserem ser.
Qual é a sua leitura de rainhas famosas que não são da comunidade?
Não vejo problema nenhum, contanto que ela seja fiel à sua comunidade. Por mais que ela esteja ali na frente da bateria, a rainha por si só não é um quesito e não conta ponto, então, interfere em nada. O negócio é se familiarizar com a comunidade e ensaiar.
Quais são as suas aspirações agora que você se tornou Rainha de Bateria?
Eu amo carnaval. Qúalquer cargo que eu estiver ocupando, eu vou estar feliz. Mas, como rainha, eu sou realizada. Eu estou no cargo maior que eu poderia estar no carnaval. Eu me orgulho muito de mim, de ter conquistado o meu espaço devagarzinho. Já fui passista, já fui musa, fui princesa e hoje eu sou rainha de bateria, e foi tudo pelo meu esforço, meu mérito. Sou uma pessoa completamente realizada.