Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Restaurantes do Brasil e Itália estão entre 50 melhores do mundo

Maido, no Peru, levou o primeiro lugar

20 jun 2025 - 13h36
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O restaurante peruano Maido levou o troféu de melhor do mundo na lista The World's 50 Best Restaurants, de 2025, anunciada na última quinta-feira (19) em Turim, na Itália. Enquanto o Brasil conquistou uma posição no ranking, a Itália foi citada seis vezes com estabelecimentos de norte a sul.

Alguns chefs fotografados em 2013 seguem em 2025 representando os 50 melhores restaurantes
Alguns chefs fotografados em 2013 seguem em 2025 representando os 50 melhores restaurantes
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Maido, considerado há tempos um dos mais célebres restaurantes da América do Sul, une as cozinhas do Peru e do Japão na sede localizada no famoso bairro de Miraflores, em Lima. A "mistura" faz sentido, já que o chef que comanda a casa, Mitsuharu Tsumura, o "Micha", é um peruano com origens na terra do Sol nascente.

O restaurante, fundado há 28 anos, tornou-se uma referência mundial na chamada cozinha "nikkei", que use ingredientes peruanos com técnicas japonesas.

Enquanto o Peru celebra o primeiro lugar entre os 50 melhores restaurantes no ranking, o Brasil comemora a 28ª oposição com o Lasai, casa no Rio de Janeiro que só acomoda 10 pessoas por vez, mediante reserva. Sob comando do chef Rafa Costa e Silva e de sua esposa, Malena Cardiel, o espaço oferece apenas menus degustações sazonais, a partir de ingredientes cultivados em duas hortas próprias e de outros pequenos produtores locais.

Já a Itália aparece pela primeira vez no ranking na 16ª posição, com o Lido 84, em Fasano del Garda, na Lombardia. Segundo descrição do Guia Michelin, que concedeu uma estrela ao estabelecimento, sua cozinha "é repleta de sabor, com porções generosas que dão a impressão de que cada refeição no Lido 84 é um almoço de domingo: alegre, festivo e servido em um ambiente descontraído e informal. Há também bastante contato com os chefs, que muitas vezes levam os pratos à mesa".

Outros representantes italianos que estão entre os 50 melhores do mundo são os restaurantes Reale (18º), no Abruzzo; Atelier Moessmer Norbert Niederkofler (20º), em Trentino-Alto Ádige; Le Calandre (31º), em Rubano, no Vêneto; Piazza Duomo (32º), em Alba, no Piemonte; e Uliassi (43º), em Senigallia, nas Marcas. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade