Turismo global bate recorde em 2025; Brasil é destaque
Já Itália deve impulsionar setor em 2026 com Jogos de Inverno
O turismo global bateu um novo recorde em 2025, com 1,52 bilhão de chegadas de turistas internacionais registradas em todo o planeta. O crescimento de 4% supera o ano anterior em 60 milhões. Enquanto o Brasil está entre as nações onde as visitas de estrangeiros mais cresceram no ano passado, a Itália é tida como um destino em potencial para 2026 devido aos Jogos de Inverno em Milão-Cortina.
Os dados foram publicados nesta terça-feira (20) na página oficial do Escritório das Nações Unidas para o Turismo, que frisou que os índices refletem um retorno às tendências de crescimento pré-pandemia, aproximando-se do aumento médio anual de 5% entre 2009 e 2019.
De acordo com o comunicado, "os resultados foram impulsionados pela forte demanda, pelo sólido desempenho dos principais mercados emissores e pela recuperação contínua de destinos na Ásia e no Pacífico", como também de uma forte procura pelo Brasil, que registrou aumento de 37% nas chegadas vindas do exterior.
O Escritório da ONU para o Turismo também apontou "o aumento da conectividade aérea e a facilitação de vistos" como justificativas para o crescimento das viagens internacionais no ano passado.
"A demanda por viagens permaneceu alta ao longo de 2025, apesar da alta inflação nos serviços turísticos e da incerteza decorrente das tensões geopolíticas", afirmou a secretária-geral da ONU Turismo, Shaikha Alnuwais.
A Europa foi o continente mais visitado, com 793 milhões de turistas internacionais em 2025, o que equivale a um aumento de 4%.
Por sua vez, a Ásia e o Pacífico receberam 331 milhões de visitantes estrangeiros (+6%); as Américas, 218 milhões (+1%); e o Oriente Médio, 100 milhões (+3%).
Já a África, com 81 milhões, teve o maior crescimento percentual, em 8%, impulsionada em grande parte pelo interesse dos visitantes de fora pelo norte do continente (+11%).
Atenção especial à América do Sul, que viu o número de visitantes estrangeiros aumentar 7%, motivado principalmente pelo Brasil, que ganhou destaque no relatório da ONU entre os destinos que apresentaram crescimento de dois dígitos nas chegadas internacionais. Ao lado do território brasileiro, aparecem Egito (+20%), Marrocos (+14%) e Seychelles (+13%).
"Esperamos que essa tendência positiva continue em 2026, visto que a economia global deve se manter estável e os destinos que ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia devem se recuperar totalmente", disse Alnuwais.
De acordo com a nota da ONU Turismo, eventos internacionais neste ano, como os Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina, na Itália, e a Copa do Mundo da Fifa, nos Estados Unidos, México e Canadá, também devem alavancar o turismo internacional em 2026.