Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Restauração de 4 anos joga nova luz sobre obra-prima de Ticiano

Retábulo fica em uma basílica de Veneza, na Itália

5 out 2022 - 11h43
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Após quatro anos de restauração, uma das obras mais célebres do pintor renascentista italiano Ticiano Vecellio foi reapresentada ao público em Veneza.

Pintado entre 1516 e 1518, o retábulo ?Assunção da Virgem? fica na Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari e foi recuperado após quase 9 mil horas de trabalho (cerca de 320 horas por metro quadrado), ao custo de 600 mil euros (R$ 3,1 milhões).

A restauração foi bancada pela ONG Save Venice, organização de origem americana e voltada à proteção de patrimônios culturais de Veneza, e revelou elementos que haviam sumido ao longo do tempo, como dois anjos situados nas laterais da moldura.

"Já houve quatro intervenções em 1816, 1906, 1964 e 1974", contou o diretor da restauração, Giulio Manieri Elia.

"Usamos novas gerações de solventes mais suaves. O elemento central era a cor, as intervenções passadas tinham sido uniformizadas com uma pátina que, ao ser retirada, valorizou o vermelho em suas diversas variações, fazendo emergir o 'quase rosa' da túnica [de Maria]", acrescentou.

Um dos principais desafios da restauração foi a desmontagem do órgão da basílica, uma vez que as vibrações produzidas pelo instrumento eram um dos fatores de risco para a "Assunção da Virgem".

Elia também citou o problema dos carunchos, predadores comuns em retábulos de madeira, embora a obra tenha sido desinfetada em 1964 e 1974.

"Eles se difundiam pelo retábulo a partir do órgão, que, com as notas mais graves, também criava vibrações que podiam provocar danos. Por isso decidimos desmontá-lo, uma vez que o retábulo ficava muito perto. Foram necessárias sete pessoas e um mês de trabalho", explicou o restaurador.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade