Réplica de vila rural faz sucesso na urbanizada Caruaru
Na urbanizada Caruaru, Pernambuco, uma réplica de vilarejo do interior, com casinhas pequenas, fogueiras, pátio de eventos religiosos e igrejinha, é uma das atrações dos festejos juninos. Todo o ambiente é decorado com bandeirinhas e balões, dando as boas vindas aos turistas que escolheram a cidade para curtir uma das mais típicas festas de São João do mundo. A réplica ocupa uma área de 13 mil metros quadrados e, nos fins de semana e feriados juninos, recebe em torno de 20 mil turistas, que se encantam com a beleza do lugar aconchegante, que lembra as comunidades rurais nordestinas.
Para ocupar cada um dos espaços da “cidade cenográfica”, a criatividade é a “palavra de ordem”. Lampiões, peneiras, tecidos estampados e objetos usados em casas do interior do Nordeste, ajudam a “enfeitar” o lugar, conhecido como Polo da Estação Ferroviária. Por se tratar de uma vila típica, há espaço para as rezadeiras – mulheres que com suas rezas ajudam a proteger os mais supersticiosos -, teatro de mamulengo, e a criatividade dos repentistas - que demonstram habilidade e criatividade na arte de fazer versos com improviso.
No local, ainda é possível aproveitar para acompanhar as apresentações das tradicionais quadrilhas juninas, em um espaço que oferece infraestrutura para “matuto” nenhum colocar defeito.
O espaço agrada até mesmo os turistas que já conhecem a festa. É o caso da promotora de vendas Maria Santiago, de 62 anos, que se diz “encantada” com a originalidade do polo de animação. “Já fui ao Pátio de Eventos, assisti a vários shows, mas este espaço é maravilhoso”, declara ela, que é de São Paulo, está em Caruaru desde o dia 6 e permanece até esta quarta-feira, 26.