PUBLICIDADE

Museu italiano quer processar Pornhub por uso indevido de quadro

Campanha do site pornô reproduz obra-prima de Botticelli

20 jul 2021 10h07
| atualizado às 11h31
ver comentários
Publicidade

As Gallerie degli Uffizi, situadas em Florença, na Itália, estudam abrir uma ação judicial contra o site adulto Pornhub por uso sem autorização de imagens de suas obras de arte.

'O Nascimento da Vênus', obra-prima de Sandro Botticelli
'O Nascimento da Vênus', obra-prima de Sandro Botticelli
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida é reação a uma campanha lançada pelo portal de pornografia chamada "Classic Nudes" ("Nus Clássicos", em tradução livre), na qual convida seus usuários a apreciarem obras "eróticas" nos principais museus do mundo.

A campanha é estrelada pela célebre ex-atriz pornô húngaro-italiana Ilona Staller, a "Cicciolina", e afirma que "algumas das melhores obras eróticas de todos os tempos não estão no Pornhub", mas sim em museus.

O vídeo da ação promocional ainda mostra Cicciolina reproduzindo o quadro "O Nascimento de Vênus", obra-prima de Botticelli que atrai milhões de visitantes todos os anos para os Uffizi, além de usar imagens de dentro do principal museu renascentista do mundo.

Por conta disso, a administração dos Uffizi estuda abrir uma ação contra a MindGeek Holding, empresa de Luxemburgo proprietária do Pornhub, que não teria pedido autorização do museu para usar a obra de Botticelli.

Além da instituição florentina, o site menciona o Museu d'Orsay e o Louvre, de Paris; o Museu do Prado, de Madri; o MET, de Nova York; e a National Gallery, de Londres.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade