2 eventos ao vivo

Hispanic Society of America ganha Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação

17 mai 2017
08h40
  • separator
  • comentários

Oviedo (Espanha), 17 mai (EFE). - A Hispanic Society of America, que abriga em Nova York a maior coleção de arte hispana fora da Espanha, foi premiada nesta quarta-feira com o Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional 2017.

A entidade, fundada em 1904 por Archer Milton Huntington, possui mais de 23 mil peças, entre quadros, esculturas, peças de cerâmica e de tecido e móveis que vão do Período Paleolítico ao século XX.

Na decisão, o júri destaca o papel da instituição, que venceu outras 18, na promoção da cultura e valores hispânicos e latinos. A ata, lida pelo presidente do júri, o ex-ministro de Assuntos Exteriores da Espanha Marcelino Oreja, ressalta a importância do trabalho da Hispanic Society of America "em um momento no qual a cultura hispânica, refletida em milhões de pessoas, está buscando manter sua presença e vigor em toda a América, com uma muito relevante projeção para o futuro".

A Hispanic Society of America, cuja candidatura foi proposta pelo embaixador da Espanha nos Estados Unidos, Ramón Gil-Casares, promove a cultura através de um museu, uma biblioteca e uma instituição de ensino, de acesso público e gratuito.

Este é o terceiro dos oito prêmios convocados pela Fundação Princesa das Astúrias. O das Artes foi para o multifacetado artista sul-africano William Kentridge e o de Comunicação e Humanidades foi para o grupo humorístico-musical argentino Les Luthiers.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade