Novo parque vira palco de espetáculo de dança

Atividade artística é gratuita e faz parte de ações de recuperação de área degradada no interior de São Paulo

17 jun 2015
12h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Votorantim, cidade vizinha à Sorocaba, no interior paulista, conseguiu unir arte e consciência ambiental na recuperação de uma área degradada. O novo parque, o chamado  Parque da Autonomia, vira palco para o solo de Thiago Alixandre, no dia 27 de junho. O espetáculo chama a atenção para questões da dança e da ecologia.

Thiago Alixandre faz no seu solo uma associação entre desprendimento e passagem do tempo
Thiago Alixandre faz no seu solo uma associação entre desprendimento e passagem do tempo
Foto: Nilmar Lage / Divulgação

O bailarino é cofundador do Coletivo O¹², grupo que revigorou o Parque Ecológico do Matão, transformando-o um centro de atuação cultural com atividades da programação Reserva Cultural Parque da Autonomia.

O solo de Alixandre chama-se “Quando se desprendem as partes” e foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2008 e 2010, tendo circulado por vários Estados brasileiros e integrado o Festival Contemporâneo de São Paulo, na capital.

O trabalho também já passou por Teresina, Belo Horizonte, Ipatinga, Rio de Janeiro e Florianópolis. E conta com consultoria artística de Rosa Hércules, chefe do departamento do curso Artes do Corpo da PUC-SP.

Seu tema é baseado na Teoria Geral dos Sistemas, que orienta os estudos científicos a buscar as relações entre os elementos naturais e sociais. Os ciclos naturais, como nascimento e morte, também inspiram a coreografia.

Após a apresentação, será exibido o filme média-metragem “Quanto se dependem as partes”. O título, que é parecido ao do solo de dança, mostra a continuidade da pesquisa artística do Coletivo O¹² que deu origem à coreografia.

“Quando se Desprendem as Partes”
Thiago Alixandre, do Coletivo O¹²
27 de junho, 20h
Parque Ecológico Matão – Rua Ângelo Delapasi, s/n, Parque Bela Vista – Votorantim
Grátis

Fonte: Cross Content
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade