PUBLICIDADE

Chiari é nomeada como 'Capital Italiana do Livro' de 2020

Cidade lombarda foi duramente afetada pelo novo coronavírus

21 out 2020 - 14h14
(atualizado em 26/10/2020 às 15h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Chiari, na região da Lombardia, foi nomeada como a "Capital Italiana do Livro" em 2020. A decisão foi aprovada pelo ministro dos Bens Culturais, Dario Franceschini.

Chiari fica na região da Lombardia, no norte da Itália
Chiari fica na região da Lombardia, no norte da Itália
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

Chiari receberá um repasse de 500 mil euros (cerca de R$ 3,3 milhões) para a realização de projetos, iniciativas e outras atividades.

"A 'Capital Italiana do Livro' vai gerar mecanismos virtuosos capazes de desenvolver projetos culturais, envolventes e inovadores . O reconhecimento chega a um território que foi fortemente afetado pela pandemia. Nos meses mais difíceis da quarentena, Chiari encontrou na leitura uma das ferramentas de apoio à comunidade", explicou Franceschini.

Desde o início da pandemia, Chiari desenvolveu uma série de atividades online de leitura, como os eventos "Io Resto a Casa", "La Cultura Non Si Ferma" e "Ler é sonhar - Histórias na janela". A cidade também possui a Biblioteca Municipal Fausto Sabeo, centro de muitas atividades.

O título de capital do livro da Itália, cuja primeira edição foi vencida por Chiari, será decidido a partir de 2021 por uma comissão de especialistas que avaliará os projetos apresentados pelas cidades do país. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade